NACE

Os Núcleos de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão (NACEs) são órgãos de integração da USP, instituídos com o objetivo de reunir docentes e especialistas, de um ou mais departamentos de uma Unidade ou de Unidades e Órgãos da Universidade, em torno de programas culturais ou de extensão.

Criados a partir da Resolução CoCEX Nº 6579, de 19 de junho de 2013, os NACEs possuem caráter interdisciplinar e/ou de apoio instrumental à cultura e à extensão. A duração dos NACEs é limitada ao cumprimento dos programas de atividades propostas, num período de até quatro anos. Atualmente, a Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP agrega 17 núcleos voltados às mais diversas áreas do conhecimento: http://prceu.usp.br/programa/naces/

Na FMUSP funcionam o Núcleo de Estudos da Bioética (NEB), ligado ao Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Bioética, Medicina Social e do Trabalho da FMUSP, e o NACE-NUMETROP, ligado ao Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP.


NEB

O NEB tem por missão ser um polo para difusão e implementação do conhecimento da Bioética. Atua na realização de investigações científicas e na divulgação dos conhecimentos da área, buscando a participação de pesquisadores e docentes de diferentes campos, interessados em desenvolver trabalhos e reflexões sobre a temática. Intercâmbio e difusão do conhecimento, oferecimento de bolsas de estudos e orientação em Bioética estão entre os objetivos do núcleo.

Contato: neb@usp.br
Telefone: 55 11 3085 9677


NACE-NUMETROP

Núcleo de Extensão em Medicina Tropical (NACE-NUMETROP) foi criado para atuar junto às populações ribeirinhas e de planalto das mesorregiões do Baixo Amazonas e do Sudoeste do Pará, incluindo a população urbana do município de Santarém. O objetivo é promover iniciativas interdisciplinares e inter setoriais de intervenção para o manejo, controle e prevenção das doenças infecciosas e parasitárias, bem como a promoção da saúde da população daquelas regiões.

Além de integrar pesquisadores ao contexto amazônico, as ações visam ao reconhecimento dos determinantes sociais das doenças infecciosas e parasitárias, bem como contribuir para o estabelecimento de diagnóstico de saúde da região em que atua, formando valores voltados à cidadania e à responsabilidade social.

O NACE-NUMETROP é ligado ao Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP.

Outros grupos envolvidos no Núcleo:

  • Fundação Faculdade de Medicina
  • Secretaria Municipal Saúde Santarém
  • Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA)
  • Gerência Técnica Nacional de Malária-Ministério da Saúde (SVS)
  • Ministério da Saúde
  • Organização Panamericana de Saúde (OPAS)
  • Organização Mundial de Saúde (OMS)
  • Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde/ Ministério da Saúde