Núcleo de desenvolvimento Docente

Desenvolvimento docente é um conjunto de atividades que promove desenvolvimento individual de professores e institucional. O objetivo do Núcleo de Desenvolvimento Docente é favorecer a aquisição e aprimoramento das competências pedagógicas, relacionais e gerenciais requeridas pelo processo de ensino-aprendizagem.

Programa Profissão Docente

Programa de formação dirigido aos docentes dos cursos de graduação na saúde cujo objetivo central é aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a partir da profissionalização da docência. Os encontros do Programa Profissão Docente são oportunidades de refletir sobre a qualidade da prática docente e trazem na sua essência o reconhecimento de que mesmo um experiente professor, pode rever, refazer, e reinventar sua prática, no sentido de não “dar aulas”, mas “fazer aulas” dentro de uma lógica libertária, ética e criativa, utilizando recursos tecnológicos e diferentes estratégias educacionais.
O programa oferece encontros mensais abertos à comunidade acadêmica e atendimento individual à docentes e unidades curriculares com foco em:

  • Produção de material didático
  • Planejamento educacional
  • Avaliação de desempenho do estudante
  • Modelos de estratégias educacionais
  • Disseminação de conhecimentos e inovações na área de educação na saúde
  • Promoção da integração curricular e ensino interprofissional

Cursos de Desenvolvimento Docente

Curso de Formação em Preceptoria Médica

Tem por objetivo contribuir com a formação de profissionais que atuam como preceptores e/ou supervisores em estágios do curso de Medicina e em programas de residência, favorecendo a aquisição e aprimoramento das competências requeridas em processos educacionais. O curso leva em conta a diversidade dos programas nos quais os participantes atuam, e busca desenvolver competências aplicáveis a cada realidade. São 20 encontros com periodicidade quinzenal e carga horária total de 40 horas presenciais e 20 horas à distância.

Curso de Capacitação Pedagógica de Estudantes MedEnsina

Desenhado para estudantes do curso de Medicina da Universidade de São Paulo, que atuam como professores no curso pré-vestibular MedEnsina ou outros estudantes interessados em adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à educação de adultos. São oito encontros quinzenais que se complementam com discussões e material de estudo em plataforma online.

Curso Pedagogia Médica e Didática Especial

Tem por objetivo apoiar a formação didática e pedagógica de pós-graduandos. Constitui a etapa de preparação pedagógica do Programa de Aprimoramento de Ensino (PAE). Tem duração de nove semanas e carga horária de 90 horas, oito horas presencias e duas de estudo por semana.

Seminários de Pesquisa em Educação na Saúde

Seminários de apresentação de Projetos de Pesquisa em Educação na Saúde desenvolvidos pelos orientadores e pós-graduandos do Programa Ciências Médicas. Os seminários são eventos abertos à comunidade acadêmica e transmitido ao vivo para instituições parceiras e pesquisadores associados.

Programa de Aprimoramento do Ensino - PAE

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino destina-se exclusivamente a alunos de pós-graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado. Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação, a partir da preparação pedagógica e do estágio supervisionado em Docência.