CEDEM

O Centro de Desenvolvimento de Educação Médica “Professor Eduardo Marcondes” foi criado em 1987 como um Grupo de Assessoria Pedagógica (GRAPED).

Em 1991 o GRAPED deixa de ser um grupo de apoio pedagógico e passa a se constituir como um Centro de Desenvolvimento de Educação Médica-CEDEM, contribuindo com o aprimoramento do ensino a partir de processos de desenvolvimento docente, avaliação dos estudantes e do programa. Desde a sua criação o CEDEM oferece cursos de pós-graduação na área de Educação Médica, passando a apoiar posteriormente, o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da USP-PAE.

Programa de Tutoria/mentoring do CEDEM teve início em 2000, sendo pioneiro neste tipo de estratégia em cursos de Medicina no Brasil.

Em 2015 teve início o Programa Profissão Docente com atividades mensais de disseminação do conhecimento e sensibilização dos docentes para o reconhecimento da Educação Médica como ciência.Atualmente o CEDEM desenvolve suas atividades em quatro núcleos:

Núcleo de Desenvolvimento Docente Oferece cursos de desenvolvimento das competências necessárias para a educação de adultos na área da saúde. Além disso, oferece assessoria aos docentes da Faculdade de Medicina para o aprimoramento das suas unidades curriculares.

Núcleo de Pesquisa - O Núcleo de Pesquisa está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, com área de interesse em Educação na Saúde. Oferece vagas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. http://www2.fm.usp.br/ppgcm/#

Núcleo de Avaliação - Desenvolve ações de avaliação do desempenho do estudante, subsidiando o planejamento curricular do curso de medicina.

Núcleo de Desenvolvimento Profissional - Desenvolve atividades de suporte e pesquisa dirigidas ao desenvolvimento profissional do estudante, relativas a tutoria e mentoring, orientação para escolha da especialidade e desenvolvimento de habilidades   profissionais. http://fm.usp.br/mentoria/portal