Ponto de Apoio Fapesp



O Ponto de Apoio FAPESP na FMUSP foi criado com o objetivo de centralizar a recepção e envio de documentos destinados à FAPESP. A documentação poderá ser assinada pelo pesquisador, bolsista e orientador, sem que os mesmos necessitem se deslocar até a FAPESP.

Envio dos malotes à terças e quintas-feiras

Documentos recebidos até às 11h da terça ou quinta-feira, entram no malote do dia. Após esse horário serão enviados à FAPESP no próximo malote.

A FAPESP considera como data de recebimento do documento o dia em que ele é recepcionado no protocolo da FAPESP e não a data de entrega no Ponto de Apoio. Pedimos especial atenção quanto à entrega do Relatório Científico e Prestação de Contas à FAPESP. Os documentos devem ser entregues com no mínimo 2 (dois) dias úteis de antecedência da data limite estipulada pela FAPESP, para que possam ser encaminhados em tempo hábil.

Quaisquer dúvidas, solicitações ou esclarecimentos deverão ser direcionados à FAPESP através do “converse com a FAPESP” ou através do telefone 3838-4000.

Assinatura do Diretor da FMUSP

Os documentos relativos a projetos de pesquisa e bolsas direcionados à FAPESP que necessitam de assinatura do Diretor devem ser deixados no Ponto de Apoio para a coleta de assinatura.

Parque de Equipamentos Sistema FMUSP-HC

Principais motivos para devolução de propostas pela FAPESP

Motivo da devolução Problema Orientação
Manifestação do Dirigente/Anexo II Não assinado;

Assinado pelo Pesquisador Responsável;

Modelo desatualizado;

Sem Identificação e Assinatura do Responsável;

Assinado pelo Dirigente de outra Instituição.
Ao elaborar a proposta ficar atento ao preenchimento:

- Se a instituição sede for FMUSP, quem assina como dirigente é o diretor.

- Se Hospital das Clínicas, quem assina é a Diretor Clinico do HC.

- Se demais institutos, quem assina é o Diretor do Instituto correspondente.
O modelo atualizado do Anexo II está disponível no Sistema SAGE - aba documentos.
Histórico Escolar Incompleto;

Desatualizado;

Parcialmente legível;

Documento não oficial;

Sem critérios de aprovação;
Documento não enviado.
Solicitar o documento oficial da instituição no Serviço de Graduação, com todas as informações.

Anexar o documento, recente, no SAGE.
Vínculo do Pesquisador Responsável Sem comprovação de vínculo;

Vínculo não informado.
- Informações disponível no site da FAPESP
http://www.fapesp.br/10863
e não esquecer de anexar ao SAGE.
Súmula Curricular Não enviado (do Pesquisador Responsável e/ou dos Pesquisador Associados listados);

Súmula fora do padrão.
- O modelo de como elaborar a súmula curricular do pesquisador está disponível no site da FAPESP:

http://www.fapesp.br/5266
Reconsideração Pedido de Reconsideração enviado através de um novo processo (Proposta Inicial);

Formulário desatualizado ou não enviado;

Enviado fora do padrão.
Como enviar Solicitações de Reconsideração

a) Para processos tramitando em papel, as solicitações de reconsideração devem ser enviadas pelo correio ou pelo Sistema Agilis. O Formulário de Reconsideração e a documentação opcional, caso exista, devem ser anexados à mensagem. Solicitações de reconsideração encaminhadas sem o Formulário de Reconsideração não serão processadas.

b) Para propostas que tramitam pelo sistema SAGe: solicitações de reconsideração só podem ser apresentadas usando-se a funcionalidade específica do sistema.

Maiores informações: http://www.fapesp.br/1485
Resultados dos Auxílios Anteriores Não enviou. - Elaborar uma lista constando modalidade, nome, o número de processo, vigência etc. para anexar à proposta.
Orçamentos de todos os Materiais Permanentes Não enviou. - Obrigatório anexar no SAGE os orçamentos
Resumo do Projeto Não enviou o Resumo em Português, Inglês ou do Projeto Temático. - Elaborar o resumo do projeto e anexar ao SAGE.
Anuência Não enviado do Coordenador do Temático ou CEPID ou Supervisor de PD. - Elaborar a carta de anuência em papel timbrado da instituição, recolher a assinatura do responsável e anexar o documento no SAGE.
Endereço Incompleto (sem número, cep, bairro, etc). - Prestar atenção ao digitar/escrever os dados do seu endereço, pois isso dificulta a tramitação de documentos.
Débitos com a FAPESP há mais de 60 dias Prestação de Contas, Relatório Científico e Parecer de Assessoria. - Prestar atenção aos prazos para prestação de contas e Relatório Científico, descritos no termo de outorga, caso necessário solicite prorrogação com antecedência.
Trabalho Completo Não envia o Trabalho Completo. - Obrigatório apresentar trabalho completo e checar se o mesmo foi anexado no SAGE.

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Instituições atendidas pelo Ponto de Apoio

Unidades da Universidade de São Paulo

  • Faculdade de Medicina
  • Serviço de Verificação de Óbitos da Capital
  • Instituto de Medicina Tropical
  • Escola de Enfermagem
  • Faculdade de Saúde Pública
  • Faculdade de Direito

Unidades da Secretaria de Estado da Saúde

  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
    - Instituto Central
    - Instituto do Coração
    - Instituto da Criança
    - Instituto de Ortopedia e Traumatologia
    - Instituto de Medicina Física e Reabilitação
    - Instituto de Psiquiatria
    - Instituto de Radiologia
    - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo "Octavio Frias de Oliveira"
    Laboratórios de Investigação Médica
  • Instituto de Infectologia "Emilio Ribas"
  • Instituto Adolfo Lutz

Avenida Dr. Arnaldo, 455
Cerqueira César - SP 
CEP 01246-903 

Prédio anexo da Pesquisa e Inovação (próximo ao Serviço de Vigilância e PISA)

(11) 3061.7674 |  pontodeapoiofapesp@fm.usp.br
com Nereide

Segunda a sexta-feira:8h30 às 15h