Ponto de Apoio Fapesp



O Ponto de Apoio FAPESP na FMUSP foi criado com o objetivo de centralizar a recepção e envio de documentos destinados à FAPESP. A documentação poderá ser assinada pelo pesquisador, bolsista e orientador, sem que os mesmos necessitem se deslocar até a FAPESP.

Envio dos malotes à terças e quintas-feiras

Documentos recebidos até às 11h da terça ou quinta-feira, entram no malote do dia. Após esse horário serão enviados à FAPESP no próximo malote.

A FAPESP considera como data de recebimento do documento o dia em que ele é recepcionado no protocolo da FAPESP e não a data de entrega no Ponto de Apoio. Pedimos especial atenção quanto à entrega do Relatório Científico e Prestação de Contas à FAPESP. Os documentos devem ser entregues com no mínimo 2 (dois) dias úteis de antecedência da data limite estipulada pela FAPESP, para que possam ser encaminhados em tempo hábil.

Quaisquer dúvidas, solicitações ou esclarecimentos deverão ser direcionados à FAPESP através do “converse com a FAPESP” ou através do telefone 3838-4000.

Assinatura do Diretor da FMUSP

Os documentos relativos a projetos de pesquisa e bolsas direcionados à FAPESP que necessitam de assinatura do Diretor devem ser deixados no Ponto de Apoio para a coleta de assinatura.

Parque de Equipamentos Sistema FMUSP-HC

Comunicado referente Portaria 02/2019, que dispõe sobre o requisito de vínculo do Pesquisador Responsável, Pesquisador Principal,Orientador e Supervisor com a Instituição de Pesquisa no Estado de São Paulo. 

Prezados docentes e pesquisadores do sistema HC-FMUSP.

Em atenção aos questionamentos sobre a portaria CTA - FAPESP nº 07/2018  de 11 de dezembro de 2018, sobre a necessidade de comprovação de vínculos trabalhista para solicitação de bolsas e auxílios, gostaríamos de informar que em 15/03 a Comissão de Pesquisa da FMUSP realizou reunião com a FAPESP sobre os prejuízos desta portaria para o sistema HC-FMUSP.

Na ocasião fomos informados que havia uma demanda de toda comunidade quanto às bolsas e que a portaria já estava em processo de revisão, o que ocorreu com a publicação de nova portaria CTA 02/2019 de 18/03 (anexo).

Assim, em relação a portaria  de 18/03/19, nos cabe informar:

1) Para solicitação de bolsas, basta que o orientador comprove vínculo empregatício no Estado de São Paulo (não havendo mais necessidade de que o vínculo seja na mesma instituição em que o aluno esteja matriculado). Assim não há necessidade de solicitação de análise de vínculo.

2) Para auxílios:

a) Docentes e pesquisadores com vínculo FMUSP: poderão solicitar o auxílio via FMUSP (sem análise de vínculo) ou via Institutos (com avaliação de vínculo).Estamos preparando justificativa institucional demonstrando a sólida relação entre Sistema HC e FMUSP a ser anexada pelos docentes, quando da solicitação via institutos, para análise de vínculo e que poderá ser obtida na Comissão de Pesquisa, a partir da próxima semana.Para que não haja prejuízo aos institutos quanto à RTI, serão avaliados os valores individuais de cada projeto de pesquisa de forma a garantir a correta aplicação do recurso (conforme aprovado pelo Conselho Deliberativo do HC-FMUSP em 19/03/2019).A solicitação de análise de vínculo tem validade por tempo indeterminado ou pelo tempo que durar o vínculo, não sendo necessária sua solicitação para cada processo a ser submetido.

b) pesquisadores com vínculo com o Hospital das Clínicas devem continuar realizando as solicitações de auxílios via Institutos.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Att.,Profa. Dra. Rossana Pulcineli Vieira Francisco

Presidente da Comissão de Pesquisa

Principais motivos para devolução de propostas pela FAPESP

Motivo da devolução Problema Orientação
Manifestação do Dirigente/Anexo II Não assinado;

Assinado pelo Pesquisador Responsável;

Modelo desatualizado;

Sem Identificação e Assinatura do Responsável;

Assinado pelo Dirigente de outra Instituição.
Ao elaborar a proposta ficar atento ao preenchimento:

- Se a instituição sede for FMUSP, quem assina como dirigente é o diretor.

- Se Hospital das Clínicas, quem assina é a Diretor Clinico do HC.

- Se demais institutos, quem assina é o Diretor do Instituto correspondente.
O modelo atualizado do Anexo II está disponível no Sistema SAGE - aba documentos.
Histórico Escolar Incompleto;

Desatualizado;

Parcialmente legível;

Documento não oficial;

Sem critérios de aprovação;
Documento não enviado.
Solicitar o documento oficial da instituição no Serviço de Graduação, com todas as informações.

Anexar o documento, recente, no SAGE.
Vínculo do Pesquisador Responsável Sem comprovação de vínculo;

Vínculo não informado.
- Informações disponível no site da FAPESP
http://www.fapesp.br/10863
e não esquecer de anexar ao SAGE.
Súmula Curricular Não enviado (do Pesquisador Responsável e/ou dos Pesquisador Associados listados);

Súmula fora do padrão.
- O modelo de como elaborar a súmula curricular do pesquisador está disponível no site da FAPESP:

http://www.fapesp.br/5266
Reconsideração Pedido de Reconsideração enviado através de um novo processo (Proposta Inicial);

Formulário desatualizado ou não enviado;

Enviado fora do padrão.
Como enviar Solicitações de Reconsideração

a) Para processos tramitando em papel, as solicitações de reconsideração devem ser enviadas pelo correio ou pelo Sistema Agilis. O Formulário de Reconsideração e a documentação opcional, caso exista, devem ser anexados à mensagem. Solicitações de reconsideração encaminhadas sem o Formulário de Reconsideração não serão processadas.

b) Para propostas que tramitam pelo sistema SAGe: solicitações de reconsideração só podem ser apresentadas usando-se a funcionalidade específica do sistema.

Maiores informações: http://www.fapesp.br/1485
Resultados dos Auxílios Anteriores Não enviou. - Elaborar uma lista constando modalidade, nome, o número de processo, vigência etc. para anexar à proposta.
Orçamentos de todos os Materiais Permanentes Não enviou. - Obrigatório anexar no SAGE os orçamentos
Resumo do Projeto Não enviou o Resumo em Português, Inglês ou do Projeto Temático. - Elaborar o resumo do projeto e anexar ao SAGE.
Anuência Não enviado do Coordenador do Temático ou CEPID ou Supervisor de PD. - Elaborar a carta de anuência em papel timbrado da instituição, recolher a assinatura do responsável e anexar o documento no SAGE.
Endereço Incompleto (sem número, cep, bairro, etc). - Prestar atenção ao digitar/escrever os dados do seu endereço, pois isso dificulta a tramitação de documentos.
Débitos com a FAPESP há mais de 60 dias Prestação de Contas, Relatório Científico e Parecer de Assessoria. - Prestar atenção aos prazos para prestação de contas e Relatório Científico, descritos no termo de outorga, caso necessário solicite prorrogação com antecedência.
Trabalho Completo Não envia o Trabalho Completo. - Obrigatório apresentar trabalho completo e checar se o mesmo foi anexado no SAGE.

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Instituições atendidas pelo Ponto de Apoio

Unidades da Universidade de São Paulo

  • Faculdade de Medicina
  • Serviço de Verificação de Óbitos da Capital
  • Instituto de Medicina Tropical
  • Escola de Enfermagem
  • Faculdade de Saúde Pública
  • Faculdade de Direito

Unidades da Secretaria de Estado da Saúde

  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
    - Instituto Central
    - Instituto do Coração
    - Instituto da Criança
    - Instituto de Ortopedia e Traumatologia
    - Instituto de Medicina Física e Reabilitação
    - Instituto de Psiquiatria
    - Instituto de Radiologia
    - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo "Octavio Frias de Oliveira"
    Laboratórios de Investigação Médica
  • Instituto de Infectologia "Emilio Ribas"
  • Instituto Adolfo Lutz

Avenida Dr. Arnaldo, 455
Cerqueira César - SP 
CEP 01246-903 

Prédio anexo da Pesquisa e Inovação (próximo ao Serviço de Vigilância e PISA)

(11) 3061.7674 |  pontodeapoiofapesp@fm.usp.br
com Nereide

Segunda a sexta-feira:8h30 às 15h