CiBio em OGM

A Comissão de Biossegurança em Organismos Geneticamente Modificados - CIBIo em OGMs e seus derivados é organizada de modo a atender a legislação brasileira (Lei 11.105/2005), que prevê sua atuação em instituições nas quais seja realizado o ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e produção industrial utilizando técnicas e métodos de engenharia genética ou pesquisas utilizando Organismos Geneticamente Modificados e seus derivados.

A CIBio em OGMs é vinculada à Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e sua operação se dá na área de Pesquisa da FMUSP.

A Comissão tem natureza técnico-científica permanente e tem por finalidade avaliar, acompanhar e monitorar as pesquisas e procedimentos que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados realizadas no Sistema FMUSP-HC, de modo a assegurar a adoção de medidas preconizadas na legislação.

Aprovação pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, sob o número de Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) 0217/06.

Maiores informações e submissão de projetos:

Apoio técnico e administrativo

Natalia Godoy
Silvonete Santos

O Biotério Central da FMUSP, que fornece animais para pesquisa, detém o certificado de qualidade em biossegurança concedido pela CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para tanto tem ativa uma Comissão Interna de Biossegurança – CIBio, exigida de instituições que utilizem técnicas e métodos de engenharia genética ou que realizem pesquisas com organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados.


Avenida Dr. Arnaldo, 455
Bairro Cerqueira César - SP
CEP 01246-903  
(11) 3061-7379 |  cibio@fm.usp.br


Segundas às sextas-feiras:8h30 às 15h