Pós-doutorado

O Pós-Doutorado é um programa destinado a pesquisadores com título de Doutor obtido há menos de sete anos e tem como objetivo aprofundar as habilidades do profissional em pesquisa.

O ingresso é feito em fluxo contínuo. A documentação recebida na secretaria da Comissão de Pesquisa é encaminhada a um parecerista. O prazo mínimo para deferimento da solicitação é de 30 dias.


Documentação para Ingresso no Programa

  • Formulário para Cadastro Inicial (assinado pelo Pós-Doutorando e pelo Supervisor);
  • Cópia do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido (assinado pelo Pós-Doutorando e pelo Supervisor);
  • Plano de Trabalho de Pesquisa (cronograma de atividades com justificativa de carga horária);
  • Cópia do Termo de Aprovação da Pesquisa emitido pela CAPPesq, CEP, CEUA (não será aceito protocolo de submissão);
  • Cópia do Diploma ou Certificado do Título de Doutor;
  • Cópia do Curriculum Lattes atualizado do Candidato (não será aceito Currículo Vitae);
  • Cópia da publicação do doutorado ou carta de aceite da publicação;
  • Anexo III (Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual), obrigatório para todas as modalidades;
  • Cópia do RG e CPF (legível);
  • Modalidade com Bolsa de Agência de fomento: Cópia do Termo de Outorga da Bolsa emitido pela Empresa/Instituição Financiadora (FAPESP, CNPq, CAPES, outros);
  • Modalidade Afastamento Empregatício: Anexo I, devidamente preenchido com todas as informações e assinado pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa) + o documento de afastamento emitido pelo RH da empresa ou cópia da publicação no D.O.
  • Modalidade Sem Bolsa: Anexo II, preenchido com todas as informações e assinado pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa), não será aceito formulário preenchido parcialmente;
  • Check List.

Documentação para Prorrogação

A prorrogação deverá ser solicitada via sistema Atena pelo aluno até 40 dias antes da data final de vigência (após está data o sistema só vai autorizar o encerramento no programa). Após solicitação da prorrogação no sistema os documentos abaixo deverão ser entregues na Comissão de Pesquisa para análise de um relator e posterior arquivo no processo do aluno.

  • Formulário para PRORROGAÇÃO (assinado pelo Pós-Doutorando e pelo Supervisor);
  • Relatório Parcial das atividades desenvolvidas: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultado Parcial, Análise/ Discussão, Conclusão Parcial e Referências Bibliográficas;
  • Plano de Trabalho da Pesquisa/ Cronograma das Atividades atualizado (com justificativa de carga horária);
  • Reapresentação do Anexo III (Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual), obrigatório para todas as modalidades;
  • Modalidade com Bolsa: Reapresentação da cópia do Termo de Outorga com vigência atual fornecido pela agência financiadora (FAPESP, CNPq, CAPES, outros);
  • Modalidade Afastamento: Representação do Anexo I, preenchido com todas as informações e assinada pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa) + documento de afastamento com a data atulizada emitida pelo RH da empresa ou a sua publicação no D.O.
  • Modalidade Sem Bolsa: Representação do Anexo II, preenchido com todas as informações e assinada pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa), não será aceito formulário preenchido parcialmente.
  • Check List

Documentação para Encerramento

O encerramento deverá ser solicitado pelo aluno via sistema Atena no prazo máximo de 60 dias após a expiração da vigência. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será encerrado automaticamente e o atestado não será emitido. Após solicitação do encerramento no sistema os documentos abaixo deverão ser entregues aqui na CPq para arquivo no processo do aluno.

Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas.

  • Formulário para Encerramento (assinado pelo Pós-Doutorando e pelo Supervisor);
  • Relatório final aderente ao Plano de Trabalho (Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados finais; Análises/discussão; Conclusões finais e Referências bibliográficas), incluindo as atividades desenvolvidas no período contendo: atividades na graduação, pós-graduação, pesquisa e publicações, aprovado pelo Supervisor. 
  • 1. Caso o trabalho tenha sido publicado incluir junto do relatório final cópia do artigo ou o aceite da submissão.
    2. Cópia do Termo de Aprovação e Relatório Final do pós-doutorado emitido pela Instituição Financiadora (somente para modalidade com bolsa);
    3. Nos casos específicos de estudos relacionados a patentes ou desenvolvimento de software; apresentar, respectivamente, o registro da solicitação de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou registro do software no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).


Maiores informações:
Celsa Verônica
55 11 3061 7676 |  cpqfmusp@usp.br