Perguntas frequentes

No SUS, cada Unidade Básica de Saúde é responsável pelo atendimento aos moradores de uma certa área geográfica.

Clique aqui para conhecer nosso território e verificar qual é sua unidade básica de referência

É necessário que tenhamos um tempo para fazer reuniões de equipe e organizar nosso trabalho. Mas, se você possui um horário marcado na quarta de manhã pode vir que vamos lhe atender.

As Unidades Básicas não são o local preferencial para atendimento a situações de emergência, em que há risco de morte, por isso não há plantões noturnos ou nos fins de semana. Nestes casos, procure um Hospital ou Pronto Socorro.

Como Unidade Básica, contamos com profissionais generalistas, o que inclui Médicos Clínicos Gerais, Sanitaristas, Pediatras, Ginecologistas, Psiquiatras, Médicos de Família e Enfermeiras, Técnicas e Auxiliares de Enfermagem, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogas, Psicóloga, Farmacêutico e Técnicos de Farmácia, além do pessoal de apoio administrativo.

Quando há necessidade de consultas ou exames mais especializados, fazemos o encaminhamento para outros serviços de referência.

Apesar do nome “primário", esse serviço não realiza apenas ações simples. Primário significa “primeiro contato” do paciente com o serviço de saúde, seria o local mais próximo da casa das pessoas. Os serviços de Atenção Primária são as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Postos de Saúde. Cada UBS é responsável por uma determinada região da cidade. Nesses serviços as pessoas de todas as idades são acompanhadas ao longo da vida para tratamento de doenças crônicas e agudas, prevenção e reabilitação, por meio de um atendimento integrado. Em torno de 90% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na própria UBS sem necessidade de encaminhamento. Mesmo quando há necessidade de encaminhar para um outro serviço, a UBS mantém o seguimento do paciente, apoiando-o na coordenação do cuidado e orientações.