Entidades Estudantis

Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC)

É a instituição máxima de representação estudantil dos alunos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da USP. Suas principais funções são a organização estudantil, a manutenção do espaço físico do Porão, a luta por demandas dos alunos, a negociação com a graduação e a participação nos espaços estudantis, como o Diretório Central dos Estudantes da USP e a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina.


Departamento Científico (DC)

O Departamento Científico da Faculdade de Medicina da USP promove atividades de extensão universitária e incentiva o estudante de Medicina a participar da produção científica. O DC organiza palestras, cursos e debates, que complementam a educação médica dos estudantes e atualizam os profissionais da saúde. É responsável também por regularizar as ligas acadêmicas: entidades formadas por alunos de graduação em Medicina e de outros cursos da área da saúde, sob a supervisão de um médico responsável.


Para mais informações, acesse http://dcfmusp.com.br

Bandeira Científica

Projeto idealizado por acadêmicos da Faculdade de Medicina da USP para promover a atuação dos estudantes de Medicina em municípios vulneráveis, tendo a saúde como foco principal. São estabelecidas ações preventivas e terapêuticas para a melhoria das condições de saúde dos municípios carentes.


Para mais informações, acesse http://www.bandeiracientifica.com.br

Extensão Médica Acadêmica (EMA)

Por meio do voluntariado, a EMA desenvolve programas e ações sociais voltados à comunidade, prestando serviços ligados à saúde. Também integra os estudantes e os profissionais da saúde nas atividades relacionadas a consultas, exames laboratoriais e campanhas educacionais.


MadAlegria

É um projeto da Faculdade de Medicina da USP que prepara estudantes da área da saúde para atuarem como palhaços no HC FMUSP. Sua função é utilizar a linguagem cômica e criativa como recurso de humanização do atendimento.


Para mais informações, acesse https://www.facebook.com/madalegria

MedEnsina

Curso pré-vestibular gratuito, criado pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP, para a população carente. As aulas e os plantões de dúvidas são ministrados pelos próprios graduandos. Dos alunos é cobrada uma frequência mínima de 75% e o processo seletivo consiste em uma prova e seleção socioeconômica.


Para mais informações, acesse http://www.medensina.com

Jornada Universitária da Saúde (JUS)

Trata-se de um projeto de extensão universitária, que permite aos estudantes aprimorarem suas habilidades e aplicarem os conhecimentos adquiridos junto à população de uma determinada cidade do interior paulista, por meio de um trabalho de promoção à educação em saúde.


Medicina Jr.

Empresa júnior da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Saúde Pública da USP e da Escola de Enfermagem da USP, que realiza eventos e atividades que contribuem para a formação na área de Gestão em Saúde.



Centro Acadêmico Arnaldo Vieira de Carvalho (CAAVC)

É a instituição de representação estudantil que defende os interesses dos alunos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Suas principais funções são a organização estudantil, a luta por demandas dos alunos, a negociação com a graduação e a participação nos espaços estudantis, como o Diretório Central dos Estudantes da USP e a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina.

Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC)

Além de coordenar a prática desportiva de diversas modalidades atléticas dos alunos da FMUSP dentro de uma ampla estrutura destinada ao esporte e lazer, a AAAOC desenvolve projetos de reabilitação física e promoção à saúde voltados aos pacientes do HCFMUSP e também projetos socioculturais junto a crianças, jovens, adultos e idosos de baixa renda.

Para mais informações, acesse http://www.aaaoc.com.br/home

Associação Atlética Acadêmica do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (AAAFOFITO)

Por meio do esporte, a AAAFOFITO colabora com projetos de promoção à saúde e reabilitação física voltados aos pacientes do HCFMUSP, além de contribuir com diversas ações sociais voltadas à população de baixa renda.

FMUSP iFriend

É um programa criado para aperfeiçoar a relação entre intercambistas e a comunidade acadêmica. O objetivo é que os alunos da Faculdade de Medicina da USP recepcionem e ajudem os estudantes estrangeiros durante a adaptação.

Para mais informações, acesse http://www.usp.br/ifriends