Residência Médica


Como participar:

A porta de entrada para o intercâmbio de residentes (outgoing) atualmente é o responsável pelo Programa de Residência Médica em que o aluno está matriculado. O Estágio eletivo internacional é uma modalidade de estágio destinada exclusivamente a médicos regularmente matriculados em Programas de Residência Médica da FMUSP.O processo seletivo e a negociação de vagas para realização de Estágio internacional são, diretamente, organizados pelo Programa do interessado e o deferimento ou não do pedido é de responsabilidade do supervisor do Programa.


Nossas parcerias:

As instituições abaixo assinaram acordo de cooperação com a FMUSP e aceitam receber residentes Brasileiros por um período máximo de 8 semanas. Os pré-requitisitos para a realização dos estágios variam de instituição para instituição. O médico residente deverá arcar com as despesas de deslocamento e manutenção no exterior. O contato deverá ser feito, diretamente, com o coordenador do convênio. O Escritório Internacional estará à disposição para que eventuais dúvidas sejam solucionadas. 

Universitat de Barcelona- Espanha:  Gastroenterologia (Coordenador: Prof Flair Carrillo)

Universidade de Michigan- EUA: Ginecologia, Cirurgia Plástica, Oftalmologia e emergências clínicas (Coordenadora: Profa Ana Claudia Latrônico/Escritório Internacional)

Universidade do Porto- Portugal: Anestesiologia (Coordenador: Escritório Internacional)

King’s College London- Reino Unido:  Atenção Primária e Medicina preventiva (Coordenador: Prof Ricardo Ayres)

Instituto Karolinska- Suécia: Psiquiatria (Coordenador: Prof Homero Vallada)

Yale University- EUA: Psiquiatria (Coordenador: Prof Eurípedes Constantino Miguel Filho)Rede AP-HP (Assistance Publique – Hôpitaux de Paris) 

Rede AP-HP (Assistance Publique - Hôpitaux de Paris):

A  Assistance Publique- Hôpitaux de Paris (AP-HP) é uma ampla rede de hospitais públicos em Paris (França). O convênio prevê a possibilidade de realização de uma série de estágios de residência num dos hospitais da rede, em diversos programas diferentes. A coordenação do programa é feita de forma conjunta pela COREME e pelo Escritório Internacional da FMUSP. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato no e-mail international@fm.usp.br

  • Os residentes brasileiros têm a opção de sair por 1 mês ou 2 meses quando se conta com o mês de férias.
  • O nível mínimo de proficiência em francês exigido é o B1, que corresponde a um nível pré-intermediário segundo o Quadro Europeu de Referência. O nível de proficiência deve ser demonstrado por meio de certificações internacionais como DELF, DALF ou TCF.
  • Entre em contato com o consulado da França ou com a Aliança Francesa para verificar as datas disponíveis para realizar uma destas provas. 
  • Os estágios são puramente de observação (sem prática de atos médicos, com participação na observação, realização de visitas e discussão de casos)
  • Mais informações estão disponíveis no site: https://www.aphp.fr/professionnels-linternational