Notícias em destaque

Com a proximidade da Semana de Recepção aos Calouros, o momento é propício para relembrar a importância da prevenção do uso abusivo de álcool e drogas. Além das diversas instâncias de apoio aos alunos -  na FMUSP especificamente, funciona, entre outros, o Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno (GRAPAL) –  a Universidade de São Paulo conta com alguns serviços de apoio a questões mais voltadas à área social e humana.

O Acolhe USP, por exemplo, é um serviço de saúde voltado ao cuidado de membros da Comunidade USP (alunas (os), funcionárias (os) e docentes) com problemas relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas.

O serviço funciona com uma equipe multiprofissional no campus do Butantã, que atende independentemente de agendamento prévio. O atendimento é pautado no sigilo da identidade dos acolhidos. Além do apoio multiprofissional e tratamento, o programa realiza ações de prevenção ao uso de psicoativos nos diversos campi da USP. Vale lembrar que a equipe não realiza atendimentos de emergência, sendo adequado para essas situações a ida a um pronto-socorro.

O Acolhe USP é desenvolvido desde 2007 pela Divisão de Promoção Social da Superintendência de Assistência Social (SAS), a partir da unificação das diversas iniciativas que já existiam dentro da USP em relação ao tratamento de dependentes químicos.

Acolhe USP

Rua do Anfiteatro, 295, na Cidade Universitária, Butantã (próximo ao G do Crusp).

Telefone 3091-8345. Email: acolheusp@usp.br