Notícias em destaque

O Protocolo de Intenções para a constituição da Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP) foi assinado durante o Simpósio sobre Intercâmbio em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal. O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro, onde a Faculdade de Medicina da USP foi representada pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais, o Prof. Aluisio Segurado.

A CODEM-LP tem o objetivo de fortalecer a cooperação internacional entre escolas de medicina de língua portuguesa, considerando-a como fator de desenvolvimento humano, científico e meio para a diminuição de desigualdades.

Essa rede, pioneira em integrar a força acadêmica e excelência das Faculdades de Medicina de Língua Portuguesa, possui os seguintes eixos estruturantes: o intercâmbio discente regular e avançado em graduação; a cotutela em pós-graduação e pesquisa com dupla titulação; o intercâmbio e aperfeiçoamento docente; e a pesquisa e Inovação com participação multilateral.

A CODEM-LP tem como instituições fundadoras 13 Faculdades de Medicina de cinco países. São elas Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil); Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Portugal); Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal); Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Portugal); Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Brasil); Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Brasil); Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil); Faculdade de Medicina da Universidade federal do Rio Grande do Sul (Brasil); Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Brasil); Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Brasil); Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (Angola); Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique); Faculdade de Medicina da Universidade de Macau de Ciência e Tecnologia (China).