Notícias


O Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública promoveu aos alunos uma visita técnica às Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, na última sexta-feira (10/01). Eles conheceram a infraestrutura (recepção, consultórios médico, psicológico e odontológico, sala de vacina, farmácia e etc.), assistiram uma apresentação com dados gerais sobre a unidade e tiveram a oportunidade de conversarem com os profissionais que atuam nas UBS, como médico, enfermeiro, dentista, técnico administrativo, agente comunitário de saúde e psicólogo.

O Dr. Smit Chitre, aluno da Universidade de Harvard, declarou: “acho incrível que no Brasil exista um sistema de saúde com foco nas pessoas e em suas vidas. Nos Estados Unidos, a saúde ainda não é um direito humano, ou se tem dinheiro para pagar o tratamento ou fica sem assistência”. Dr. Smit Chitre completou: “os programas de saúde e educação no Brasil demostram serem bons e as pessoas são solidárias. Tenho esperança pela melhoria do país”.

Nesta edição 2020, o curso é sediado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e conta com a participação de 15 alunos de Harvard mais 15 alunos brasileiros de pós-graduação em saúde. A Profa. Marcia Castro, Coordenadora do Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública e Chefe do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, disse: “a ideia é proporcionar aos alunos a experiência em campo da prática da saúde da família, da assistência integrada e da atenção primária - dentro do Sistema Único de Saúde”.