Inspirada na White Coat Cerimony, realizada nas escolas médicas americanas no momento em que o aluno passa para o Internato, a Cerimônia do Avental, na FMUSP, é dirigida aos calouros. Desta vez, foi a Turma 107, dos ingressantes do curso de medicina em 2019, a participar do rito, realizado no dia 8 de abril no Teatro da FMUSP. A tradicional Cerimônia do Avental marca também a integração dos calouros ao Programa de Mentoria da FMUSP.

A Professora Patrícia Bellodi, coordenadora do Programa de Mentoria da FMUSP, apresentou o trabalho dos mentores e mostrou vídeos com depoimentos de alunos sobre a importância de ter um mentor durante os longos anos de formação em medicina.

Este ano, o programa completa 18 anos com a criação de páginas em mídias sociais, como Instagram e Facebook. Criado em 2001 com o nome de Tutoria, o programa foi renomeado em 2018 como  Mentoria, como é originalmente chamada a atividade em inglês (mentoring). Isso porque a relação mentor-aluno é inspirada no personagem Mentor, de A Odisséia de Homero. “Era o personagem que guiava, orientava e cuidava do filho de Ulisses enquanto ele estava na Guerra de Tróia”, conta a coordenadora.

Integrantes do REMUSP (Recital dos Estudantes de Medicina da USP) fizeram apresentações musicais. O estudante Vinicius Gaby deu um depoimento sobre sua experiência como mentorando e a Professora Beatriz Tess falou com é ser mentor/mentora, já que a docente integra o programa desde 2008.