Notícias

A 12ª edição do Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública acontece de hoje, dia 6, a 23 de janeiro, com aulas teóricas, mentorias e trabalhos em grupo sediados na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), além de visitas a hospitais, institutos de pesquisas e organizações não governamentais, na cidade de São Paulo.

A cerimônia de abertura foi realizada pela Profa. Marcia Castro, Coordenadora do Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública e Chefe do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, o Prof. Aluisio Augusto Cotrim Segurado, Co-Cordenador das atividades do Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública e Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP, a Profa. Ester Cerdeira Sabino, Diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP e o Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da FMUSP, no auditório do IMT. 

A Profa. Marcia Castro disse: “é gratificante ver as pessoas se transformando e dando valor em entender ao que acontece no campo. O curso ainda tem um lado de empoderar os alunos do Brasil para que eles percebem que são tão capazes quanto os alunos de Harvard”. 

A edição deste ano do curso bateu recorde de inscritos brasileiros, 150 candidatos para 15 vagas, e mais 15 alunos de Harvard, em nível de pós-graduação, participam dessa especialização que tem como principais temas HIV/AIDS, tuberculose, arbovírus, leishmaniose e desenvolvimento infantil. A Profa. Ester Sabino declarou: “a interação entre os alunos é muito interessante e os que vem de fora têm a oportunidade de compreender o Sistema Único de Saúde e as pesquisas realizadas no Brasil”.

Outro aspecto do Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública destacado pela Profa. Marcia é que “muitas das propostas que surgem acabam sendo implementadas, o que é uma chance para dar visibilidade ao que é feito nas cidades e ajudar a formulação de políticas públicas”.