Entre os dias 26 e 28 de março de 2026, um grupo formado por 138 participantes se reuniu em Atibaia para dar início à construção de diretrizes e o alinhamento estratégico para o fortalecimento do Sistema Acadêmico de Saúde ao longo da próxima década.
O Encontro de Planejamento Estratégico 2040 contou com a participação de professores titulares, incluindo o ex-reitor e o Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo (USP), chefes de departamento, presidentes de comissões, representantes docentes, membros da Superintendência e da Diretoria Clínica do HC, além de representantes da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), da Fundação Zerbini (FZ), de funcionários, alunos e jovens profissionais.
A Profa. Eloisa Bonfá, diretora da FMUSP, e o Prof. Dr. Paulo Pêgo, vice-diretor da instituição, abriram a programação com a apresentação dos avanços alcançados na gestão atual, organizados em cinco eixos: Mentes que Transformam (Ensino e Inovação Pedagógica); Fronteiras da Ciência (Pesquisa e Inovação); Compromisso com a Vida (Assistência, Extensão e Humanização); Complexo do Futuro (Infraestrutura, Pertencimento e Sustentabilidade); e Sinergia Institucional (Governança, Finanças e Transparência).
Para cada um dos pilares, também foram apontados três desafios a serem solucionados, com foco no desenvolvimento do Sistema ao longo da próxima década. Entre eles, destacou-se o uso de inteligência artificial na educação médica, tema que foi tratado em palestra por Rodrigo Pimentel, diretor do Google for Education na América Latina.
Sob a condução de uma consultoria especializada, os participantes foram divididos em 15 grupos, por meio da Técnica de Grupo Nominal (TGN) - um método estruturado de tomada de decisão que favorece a participação equilibrada - ficando cada um responsável por aprofundar e propor soluções para um dos desafios apresentados pela diretoria. A atividade estimulou a construção conjunta de ideias, a tomada de decisões coletivas e o compartilhamento de diferentes perspectivas institucionais.
Os desafios dos cinco eixos foram trabalhados e apresentados pelos líderes de cada equipe, e a diretoria encerrou o evento reforçando a importância da continuidade do trabalho diante das mudanças de gestão. “O crescimento só é possível quando há o entendimento de que o Sistema Acadêmico de Saúde FMUSP-HC é maior do que qualquer gestão. O planejamento de longo prazo funciona como uma bússola, orientando o caminho a ser seguido por meio de um compromisso coletivo com a excelência”, afirmou a Profa. Eloisa Bonfá.
A partir das próximas semanas, cada líder irá compor um grupo de trabalho responsável por definir os próximos passos para a implementação das estratégias propostas para enfrentar os desafios, com apresentação prevista na Reunião da Congregação de junho.