Notícias

O Escritório de Saúde Mental, ligado à Pró-reitoria de Graduação (PRG) da USP, realizará o Simpósio Sobre Prevenção ao Suicídio: Complexidade e Esperança, marcado para o dia 9 de setembro no auditório da Biblioteca Mindlin, na Cidade Universitária, no Butantã. A abertura do encontro contará com participação de todos os pró-reitores da USP. Além do pró-reitor de graduação, Prof. Edmund Chadad Baracat, ligado ao Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP, participam o professor Sylvio Canuto, pró-reitor de Pesquisa, o professor Carlos Carlotti Júnior, pró-reitor de Pós-graduação, e a professora Maria Aparecida Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O encontro acontece das 9h às 18h e reunirá pesquisadores e especialistas para tratar do tema, incluindo a jornalista Cleisla Garcia, da TV Record, que ministrará a palestra “A pauta proibida virou manchete: a nova relação da imprensa na abordagem do suicídio”.

Coordenador do Escritório de Saúde Mental da USP e vice-diretor do Instituto de Psicologia (IP) da USP, o Prof. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez ministrará a palestra “O que os alunos nos ensinam sobre ideações suicidas?”.

O Escritório de Saúde Mental da USP, criado em 2018, conta com diversos integrantes ligados aos cursos da área da saúde da USP, incluindo a FMUSP. É uma ferramenta institucional que unifica as iniciativas de prevenção ao suicídio na Universidade. Presta apoio aos alunos e orienta as unidades que precisem de auxílio e diálogo sobre a questão. A temática também está presente numa nova disciplina interunidades, ligada à Pró-reitoria de Graduação da USP, intitulada Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade. 

A programação do simpósio na Biblioteca Mindlin inclui, entre outras, a palestra “Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais”, tema abordado pelo Prof. Roosevelt Cassorla, da Unicamp e Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

O evento é gratuito e aberto ao público e emitirá certificado aos participantes. A inscrição deve ser feita por meio deste link.