Notícias


O artigo “Quem são e onde estão os graduados na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)?” foi publicado na revista científica CLINICS, edição de setembro. Ele é o primeiro resultado do ELMU – Estudo Longitudinal de Médicos Formados pela FMUSP, que é um desdobramento de outro importante estudo, o Demografia Médica no Brasil, coordenado há mais de 10 anos pelo Prof. Mário Scheffer, do Departamento de Medicina Preventiva.

O estudo revelou dados do perfil dos formados na FMUSP desde sua fundação até 2015 analisando mais de 7 mil médicos. A maioria dos egressos são homens, que já residiam na cidade de São Paulo e, após a formatura, apesar de continuarem concentrados em São Paulo, apresentaram um tendência maior para mudarem para outros estados. Por outro lado, aqueles calouros oriundos de outros estados, no geral, permaneceram no mercado de trabalho de São Paulo. 

Além disto, a pesquisa aponta que o número de mulheres tem aumentado e na FMUSP formam-se mais especialistas, se comparado com a média nacional. Na análise de um dos autores da pesquisa, Gustavo Rosa Gameiro, aluno do 6º ano de Medicina, o privilégio da instituição de ter o Hospital das Clínicas, um centro de atendimento terciário de referência, contribui para esse resultado. 

Gustavo Gameiro relatou ter aprendido muito sobre estatística, manejar dados e gestão com a pesquisa. “Temos poucas iniciativas como essa, então, acho muito interessante poder conhecer o perfil dos médicos da Faculdade que eu estudo e, a partir das informações coletadas, poder criar hipóteses para explicar fatos e até mesmo ser um ponto de partida para outros questionamentos”, disse Gustavo. 

Colaboraram também com o desenvolvimento do estudo os residentes Leonardo Kenji Sakaue Koyama e Ana Luisa Ito Baptista da Cruz, a epidemiologistas Aline Gil Alves Guilloux, o epidemiologista e estatístico Alex Jones Flores Cassenote, e o Prof. Aluıisio Augusto Cotrim Segurado, do Departamento de Moléstias Infecciosas.

Confira no gráfico a distribuição geográfica dos médicos graduados na FMUSP: de estão os médicos formados na FMUSP:

Leia o artigo na íntegra na revista CLINICS: https://bit.ly/32pUpYG


Clique aqui parra acessar informações sobre o ELMU.