A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou uma cerimônia para celebrar os 75 anos de existência do Hospital das Clínicas (HC), hoje (25/11), no Teatro. Um vídeo contando a história desse que é o maior complexo hospitalar da América Latina e uma logomarca comemorativa foram exibidos. Na sequência, os membros da mesa de honra falaram e, ao final da solenidade, todos foram convidados para a abertura da exposição “HCFMUSP 75 anos de excelência”, no hall do primeiro andar do Prédio Principal.

O Prof. Antonio Carlos Hernandes, Vice-Reitor da Universidade de São Paulo (USP), ressaltou a importância da universidade e disse: “comemorar 75 anos de um hospital como esse, que tem a Faculdade de Medicina da USP como referência, é fundamental para que a população conheça o trabalho que uma instituição pública faz, em inovação, empreendedorismo e formação de pessoas”.

“Nossa responsabilidade é tentar manter esse patrimônio construído por grandes nomes da medicina brasileira, que se confundem com a história do HC e da FMUSP. Devemos cuidar com zelo para manter o pioneirismo e a qualidade de ensino e assistência que temos”, declarou o Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP.

A Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP, relembrou do início do projeto de criação do HC, um hospital-escola vinculado à Faculdade de Medicina, que cresceu, “conquistou excelência e, nos últimos anos, abordando o conceito de gestão na assistência e o trabalho desempenhado pelos seus colaboradores, permitiu superar todas as crises. A inovação também tem colaborado para evoluir e olhar a frente”.

Participaram também da composição da mesa de honra, o Eng. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP, o Prof. Flavio Fava de Moraes, Diretor da Fundação Faculdade de Medicina, e o Prof. Aluisio Augusto Cotrim Segurado, Presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do HCFMUSP e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP.

O Prof. Aluisio Segurado parabenizou os docentes, discentes, os profissionais que atuam no Sistema FMUSP-HC, os parceiros e declarou: “esperamos prosseguir em nossa visão e cultivar os valores estruturantes da nossa universidade, como excelência, cientificidade, integridade científica e pedagógica, criatividade e pluralidade”. Ele ainda complementou: “parabéns ao HCFMUSP, que outros tantos anos possam vir com sucesso”!

A exposição “HCFMUSP 75 anos de excelência” permanece na FMUSP até 28/11. A partir de 29/11 ela será exibida no hall de entrado do Instituto Central do HCFMUSP. A curadoria é de: Prof. Aluisio Cotrim Segurado, Clebison Nascimento dos Santos, Gustavo Querodia Tarelow e Prof. André Mota.

Reportagem do Jornal da USP: https://jornal.usp.br/universidade/75-anos-de-hospital-das-clinicas-centro-de-excelencia-nacional/