Notícias


A FMUSP, em parceria com o FRUTO – plataforma de engajamento e mobilização voltada à alimentação, seus desafios e soluções –, oferece ao longo do mês de outubro a disciplina optativa Medicina Culinária, voltada aos alunos de graduação da Medicina. Docentes da FMUSP, profissionais e chefs gastronômicos do FRUTO ministrarão aulas e oficinas que abordam o impacto da alimentação na saúde dos pacientes. 

“Cursos nesse formato vêm se popularizando no mundo e temos visto que médicos que cozinham são melhores transmissores de hábitos saudáveis aos seus pacientes. Além de aproximar o médico do tema, a ideia é inspirá-lo a cozinhar. As doenças crônicas são altamente prevalentes em nosso país e estão relacionadas com hábitos de vida, incluindo a alimentação. Por outro lado, o alimento saudável é visto como fonte de prevenção de doenças”, afirma a Profa. Thaís Mauad, do Departamento de Patologia da FMUSP e uma das responsáveis pela disciplina. 

Focar a relação do homem com o alimento, trazer conhecimentos e técnicas de cocção, abordar o processamento de insumos alimentares por meio de alimentos, mostrar receitas e qualidades nutricionais e medicinais dos alimentos são alguns dos objetivos da disciplina. No programa, temas como o uso do sal, do açúcar, da gordura e intolerâncias alimentares. A cada aula, os alunos colocam o conhecimento em prática com uma oficina ministrada pelos especialistas convidados. Ao final, a discussão será voltada a um caso clínico. 

A disciplina conta ainda com o suporte do Instituto ATÁ, associação apoiadora da iniciativa. O FRUTO, idealizado por Alex Atala e Felipe Ribenboim, busca ressignificar o alimento e sua utilização, norteada por aspectos do conhecimento dos alimentos, ingredientes, contexto cultural e as relações culturais que interagem com a temática. 

Além do aspecto da importância da alimentação saudável na prevenção e combate às doenças, a disciplina também busca oferecer aos alunos de graduação do curso de Medicina da FMUSP uma aproximação com a natureza e, com isso, uma maior consciência socioambiental. 

Equipe FMUSP

Thais Mauad

Marcia Kubrusly

José Atta

Paulo Sergio Zembruski

Katia Cristina Dantas

Anete Hannud Abdo

Emmanuel Burdmann

Clarissa Fujiwara

Regiani Carvalho Oliveira

Equipe FRUTO

Alex Atala

Felipe Ribenboim

Andrea Uchida Campos

Nara Pongitor

Rubens Salfer

Barbara Andrade

Platinni Vieira