Notícias

"Meditação é se conhecer com tal intimidade que ninguém te intimida". A frase, uma das muitas pílulas de sabedoria da monja Coen, foi dita na palestra de fechamento do I Curso Introdutório à Liga de Meditação e Saúde, realizado entre os dias 2 e 4 de abril na FMUSP. A zen-budista brasileira, uma das mais respeitadas personalidades religiosas da atualidade, foi uma das palestrantes do curso ao lado de grandes especialistas que proporcionaram aos presentes uma reflexão aprofundada sobre o tema e algumas técnicas de meditação durante as aulas.  

O curso contou com palestras do geriatra José Antonio Esper Curiati, professor de meditação para idosos do Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável (CEDPES) do HCFMUSP; da psicóloga e antropóloga Susan Andrews, da Universidade de Harvard, autora de mais de 12 livros; da pesquisadora Daniela Rodrigues de Oliveira,  do Centro Brasileiros de Mindfulness e promoção da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifep); do professor de nefrologia da FMUSP, Emmanuel de Almeida Burdmann; do professor e pesquisador Robson Campos Gutierre, que atuou em hospitais chineses e é autor de livros sobre meditação e plantas medicinais; Rodrigo Yacubian Fernandes, coordenador de projeto sobre meditações e o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) do Instituto Nacional da Psiquiatria do Desenvolvimento do HC.

Os organizadores da Liga, a graduanda em Medicina Marcela Usberti Gutierre, e o professor responsável Dr. José Antonio Esper Curiati, contam que o curso teve um número inesperadamente grande de inscritos. As 90 vagas, esgotadas em quatro dias, foram preenchidas por graduandos, pós-graduandos, residentes médicos e profissionais das diversas áreas da saúde, interessados em conhecer novas técnicas curativas e a importante produção científica da área, que ganha cada vez mais terreno na produção acadêmica.

“Técnicas de meditação foram apresentadas de forma plural e não sectária integrando os diversos grupos que trabalham nessa área dentro do complexo HCFMUSP. Houve enorme receptividade e participação. Os alunos puderam conhecer e praticar técnicas que poderão melhorar muito a qualidade de vida, bem-estar e relação com a vida e com os outros”, disse o professor Curiati.

Público na palestra da monja Coen

Susan Andrews

Daniela Rodrigues de Oliveira

José Antonio Esper Curiati

Rodrigo Yacubian Fernandes