Notícias

Hoje (08/02), aconteceu a cerimônia de abertura do Museu do Centro de Medicina Nuclear – Prof. Alípio Luiz Dias Neto, no Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). No evento, também foram comemorados os 70 anos do Laboratório de Isótopos e os 60 anos do Centro de Medicina Nuclear.

O Coordenador da Comissão Organizadora do Museu, Prof. Marcelo Tatit Sapienza, falou que a primeira idealização foi do Prof. Alípio Dias Neto e que se sente honrado por ter conduzido esse projeto de resgate material e histórico da Medicina Nuclear. “O museu é importante para olharmos para o passado, fazermos conexões com a nossa própria história e nos conduzir a realização de sonhos”, disse o Prof. Sapienza. 

O nome do Museu foi escolhido em reverência ao Prof. Alípio Luiz Dias Neto, que foi um dos pioneiros, principais contribuintes do Centro de Medicina Nuclear da Faculdade de Medicina da USP, que atuou com muita dedicação e empenho ao meio acadêmico e aprimoramento de técnicas e processos em todo o complexo do Hospital das Clínicas.

Além do Prof. Sapeinza, a mesa de honra da cerimônia de inauguração do Museu foi composta por Clayton França de Menezes, Assessor Técnico Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP, Prof. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho Diretor do InRad, Profa. Marisa Riscalla Madi, Diretora Executiva do InRad, Carlos Alberto Buchpiguel, Diretor do Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular do InRad, Prof. Flavio Fava de Moraes, Diretor da Fundação Faculdade de Medicina e Prof. Fausto Haruki Hironaka, Responsável pela Residência Médica em Medicina Nuclear do Inrad.