Notícias


A Profa. Tania Sih, do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Congresso Mundial de Otorrinolaringologia Pediátrica, que foi realizado de 7 a 10 de abril, deste ano, em Buenos Aires, na Argentina. Participaram mais de 2000 médicos de 60 nacionalidades diferentes e reuniu os maiores especialistas do mundo na área para atualizações de condutas clínicas e cirúrgicas. 

Além de ser docente da USP, a Profa.Tania Sih é presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ela possui mais de 36 livros publicados, alguns traduzidos em 10 idiomas, participou de eventos e ministrou cursos em mais de 70 países. A Profa. Tania também atuou na cooperação para o estabelecimento de sociedades internacionais, por exemplo, na região Ásia/Pacífico, a Asia Pacific Pediatric Otolaryngology Group (APOG), e na África, a PENTAFRICA. 

Em 2018, a Profa. Tania recebeu duas homenagens pela notória atuação na área de otorrinolaringologia e esforços humanitários para a difusão da educação médica continuada gratuita. O título Nikhil Bhatt International Awards foi concedido pela American Academy of Otolaryngology – Head and Neck Surgery, em Atlanta, e o prêmio Honorary Fellowship pela American College of Surgeons, durante o 104º Congresso Clínico da entidade, realizado em Boston, nos Estados Unidos. Em mais de 100 anos de existência, o Honorary Fellowship foi atribuído, até então, a 460 médicos ao redor do mundo, mas somente a 10 brasileiros, dentre os quais da FMUSP: Prof. Benedicto Montenegro, Prof. Euryclides de Jesus Zerbini, Prof. Adib Domingos Jatene, Prof. Dario Birolini e recentemente a Profa. Tania Sih.

“Sinto orgulho em poder oferecer conhecimento técnico científico e serviço humanitário, já que os meus livros estão disponibilizados na Internet, o que permite a educação continuada, gratuita, em diversos idiomas e atualização para médicos de todo o mundo”, declarou a Profa. Tania Sih.


World Congress of Pediatric em Buenos Aires