No dia 1 de março, a Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou uma cerimônia de recepção aos novos médicos residentes do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças.

Os residentes receberam as boas-vindas da Profa. Vera Hermina Kalika Koch, Coordenadora Geral da Comissão de Residência Médica, do Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP, do Eng. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP, da Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP e de representantes da Secretária da Saúde do Estado de São Paulo, da Associação Paulista de Medicina, da Associação Médica Brasileira, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, da Associação dos Médicos Residentes da FMUSP (Amerusp) e do Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno da FMUSP (Grapal).

Nesse ano de 2019, foram feitas 735 matrículas na residência do HCFMUSP que, segundo o Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho, tem tradição por ser a primeira instituição que formou um residente no Brasil. O Diretor da Faculdade de Medicina disse aos residentes: “Sejam muito bem-vindos, vocês vão ter muitas oportunidades, um número grande de treinamentos e aprendizados no Hospital das Clínicas, entretanto, precisam ter atenção ao paciente e responsabilidade para retribuírem com a sociedade, porque essa é uma instituição pública”.