A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2019, ocorrida entre 2 e 6 de setembro de 2019, foi um evento organizado pelo Quadrilátero Saúde-Direto. As atividades ocorreram em diferentes unidades durante a semana, o encerramento aconteceu na Faculdade de Medicina da USP, na sexta-feira (06/09), com atividades focadas no bem-estar e na qualidade de vida dos funcionários.

A primeira atividade, no dia 6, foi a palestra “Florescer {ser} – estratégias para uma vida significativa e realizadora”, com Marcelle Machado, Mestre em Ciências da Saúde. A palestrante falou sobre qualidade de vida aplicada à vida pessoal e ao trabalho, abordando estresse, ansiedade, colegas tóxicos, apatia e como “a equipe profissional faz diferença para que o trabalho flua de maneira satisfatória”.

A última atividade foi uma oficina vegana, ministrada pelo Chef Ricardo Fioravanti, que mostrou algumas receitas de preparo fácil e rápido, como pão integral, torta de banana, patês e tofulete.

As demais atividades dentro do quadrilátero foram na Escola de Enfermagem, com a paletsra “Foco e Inteligência Emocional com base em Mindfulness”; no Instituto de Medicina Tropical, com “Telemedicina – Aplicações para a promoção da Saúde no Trabalho”, na Faculdade de Saúde Pública, com “Reciclagem – vamos contribuir para a sustentabilidade ambiental? ” e na Faculdade de Direito, com “Ações preventivas em caso de incêndio”.