Notícias

A primeira edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP, instituído pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PPG) da USP para divulgar a produção científica da Universidade por meio de mídias digitais, teve entre os vencedores uma produção das alunas Ana Carolina M. Domingues e Nadine Gimenez de Assis, do Programa de Pós-graduação em Oncologia da FMUSP. No vídeo, as alunas mostram a terapia gênica para tratamento do câncer que vem sendo desenvolvida no Laboratório de Vetores Virais da FMUSP e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Os vídeos vencedores possuem até três minutos de duração e mostram o tema e o impacto das pesquisas de cada área. Uma playlist com os 10 vencedores pode ser conferida aqui.

A FMUSP, por meio de seus alunos de doutorado, também recebeu este ano uma diversidade de Prêmios CAPES de Tese 2019. Além das teses vencedoras já divulgadas neste site – defendidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, do Departamento de Medicina Preventiva e pelo Programa de Ciências da Reabilitação, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO) da FMUSP – outros trabalhos compõem a lista. 

Entre os ganhadores do Prêmio CAPES de Tese 2019 está o trabalho de Ruan Felipe Vieira Medrano, "Remediação das vias p53/Arf e interferon-beta como uma estratégia de imunoterapia do câncer: uma abordagem de transferência gênica". A tese foi defendida pelo Programa de Pós-graduação em Oncologia da FMUSP, sob orientação do Prof.  Bryan Eric Strauss. O trabalho também venceu o Prêmio Tese Destaque USP 2019.

Na área de Medicina III da premiação, a tese "Estudo dos efeitos do 17β-estradiol sobre a microcirculação em modelo de morte encefálica em ratos machos" foi defendida por Roberta Figueiredo Vieira, sob orientação da Profa. Paulina Sannomiya, do Programa de Cirurgia Torácica e Cardiovascular, da FMUSP. Esse trabalho teve co-orientação da pesquisadora científica Ana Cristina Breithaupt Faloppa, do Laboratório de Cirurgia Cardiovascular e Fisiopatologia da Circulação (LIM 11).

Na área de Medicina I, ganhou Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2019 o título “Efeito do carvedilol na prevenção da cardiotoxicidade por antraciclinas: estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado (CECCY Trial)", defendido por Mônica Samuel Avila, sob orientação da Profa. Silvia Moreira Ayub Ferreira, do Programa de pós-graduação em Cardiologia da FMUSP.

A lista com os nomes dos premiados pela CAPES pode ser conferida pelo link http://www.capes.gov.br/editais/resultados

Mônica Samuel Avila

Roberta Vieira