Ética e Biossegurança

As atividades de pesquisa da Faculdade de Medicina da USP são reguladas em seus aspectos éticos por uma Comissão de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP-FMUSP) e por uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Em conjunto com o Hospital das Clínicas está estruturada a Comissão Interna de Biossegurança em Organismos Geneticamente Modificados (CIBio em OGm’s).

De natureza técnico científica, essas comissões avaliam projetos de pesquisa sob os aspectos técnico-científico; ético; enquadramento nas legislações vigentes; financiamento; origem dos recursos; adequação às diretrizes da política Institucional; integração com as demais ações setoriais e interesse e conveniência para o Serviço Público. Quando necessário também elaboram relatórios aos órgãos reguladores nacionais.

O Biotério Central da FMUSP, que fornece animais para pesquisa, detém o certificado de qualidade em biossegurança concedido pela CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para tanto tem ativa uma Comissão Interna de Biossegurança – CIBio, exigida de instituições que utilizem técnicas e métodos de engenharia genética ou que realizem pesquisas com organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados.

CEP - FMUSP (Coordenadoria de Ética em Pesquisa)