Medicina USP


USP

Departamentos

Cardiopneumologia

É formado pelas disciplinas de Cardiologia, Pneumologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Torácica e pela área de Genética e Medicina Molecular. Desenvolve suas atividades de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços à comunidade no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Veja mais em http://www2.fm.usp.br/cardiopneumo/ e http://www2.fm.usp.br/cardiologia/

Cirurgia 

É formado pelas disciplinas de Cirurgia Geral e do Trauma; Anestesiologia; Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Urologia, Topografia Estrutural Humana; e Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental. Suas principais linhas de pesquisa são: Fatores de prognóstico em câncer urológico; Técnicas cirúrgicas em câncer urológico; Marcadores moleculares em câncer urológico; Anatomia macro e microscópica; Anatomia clínica e Anatomia aplicada.

Clínica Médica

É formado pelas disciplinas de Clínica Geral e Propedêutica; Emergências Clínicas; Endocrinologia e Metabologia; Geriatria; Hematologia e Hemoterapia; Imunologia Clínica e Alergia; Medicina Molecular; Nefrologia e Reumatologia.

Veja mais em http://www.clinicamedicafmusp.com.br./

Dermatologia

O atendimento ambulatorial é dividido em 15 subespecialidades: Ambulatório Geral e Didático; Alergia; Cirurgia Dermatológica; Dermatologia Infantil; Onicopatias; Dermatite Atópica; Colagenoses; Micologia; Dermatoses Inestéticas; Fotodermatose e Fototerapia; Estomatologia; Hansenologia; Vasculites; Psoríase; Oncologia Cutânea; Imunodeficiências Primárias e Adquiridas; Doenças Bolhosas; Criocirurgia; e Doenças Sexualmente Transmissíveis. A divisão de Dermatologia é uma das poucas do mundo que possui enfermaria própria.

Veja mais em http://www.dermatousp.org.br/

Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO)

As primeiras experiências de formação e capacitação de recursos humanos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional ocorreram a partir da década de 1950. O Departamento, formado pelas três áreas, foi constituído em 1999, com a denominação de FOFITO. Os projetos político-pedagógicos dos cursos orientam-se tanto pelas inovações geradas pela produção e conhecimento das áreas específicas quanto pelas tendências que emanam do campo das políticas da saúde e da educação.

Veja mais em http://www2.fm.usp.br/fofito.

Gastroenterologia

É formado pelas disciplinas de Bases Fisiopatológicas da Clínica Médica em Gastroenterologia; Clínica Médica; e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Entre as principais linhas de pesquisa estão: Hepatites virais e cirrose; Doenças autoimunes do fígado; Doença inflamatória do intestino, Doença do refluxo gastroesofágico; Transplante do fígado e Transplante do pâncreas.

Veja mais em http://www2.fm.usp.br/gastro/

Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho

Desenvolve atividades em quatro áreas: Medicina Legal; Medicina Social e do Trabalho; Bioética; e Medicina Física e Reabilitação. Possui também os seguintes serviços: CEARAS – Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual, SSO - Serviço de Saúde Ocupacional junto ao HCFMUSP, e o IMREA – Instituto de Medicina Física e Reabilitação. Com o seu Projeto Caminho de Volta, colabora com os órgãos governamentais na busca de crianças desaparecidas no Estado de São Paulo.

Veja mais em http://medicina.fm.usp.br/iof/mostrahp.php?origem=iof&xcod=Home.

Medicina Preventiva

Tem como finalidade produzir conhecimento para o aprimoramento das práticas de prevenção e cuidado em saúde; formar quadros capazes de atuar com competência técnica, capacidade crítica e compromisso humanístico no exercício da Medicina e das diversas profissões do setor saúde; desenvolver atividades de extensão que. Sua produção agrupa-se em três grandes áreas: Ciências Humanas e Sociais em Saúde; Epidemiologia e Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde.

Veja mais em http://www2.fm.usp.br/preventiva/

Moléstias Infecciosas e Parasitárias

Desenvolve suas atividades integradas à Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas. As principais áreas de pesquisa do Departamento são: Infecção por HIV/Aids, Hepatites, Infecções endêmicas, Infecções hospitalares e Infecções em Imunodeprimidos, Terapia Intensiva, Imunizações, Acidentes por animais peçonhentos e Infecções virais.

Veja mais em http://www2.fm.usp.br/mip/

Neurologia

É formado pelas disciplinas de Neurologia Clínica, Neurocirurgia, Neurologia Infantil e Neurologia Experimental. Suas principais linhas de pesquisa são biologia molecular, mecanismos de neuroproteção, neuromodulação, neurorregeneração e neuroestimulação.

Veja mais em http://www.neurologiausp.com.br/

Obstetrícia e Ginecologia

As atividades de ensino são realizadas na Graduação em Medicina no ciclo clínico (3º e 4º anos), no internato (5º e 6º anos), e também em Fisioterapia. Na Pós-Graduação lato senso, oferece Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia e em Mastologia, além de cursos de especialização nas áreas de Medicina Fetal, Gestação de Alto Risco, Reprodução Humana, Endometriose e Uroginecologia. Realiza atividades assistenciais no Hospital das Clínicas, no Hospital Universitário e em Unidades Básicas de Saúde (Projeto Região Oeste).

Veja mais em http://ginecousp.blogspot.com.br/

Oftalmologia e Otorrinolaringologia

A grade da Oftalmologia é composta das pelas disciplinas Anatomia e Fisiologia Oculares; Exame Ocular; Erros Refracionais; Exame de Fundo de Olho; Perda Visual Aguda; Perda Visual Crônica; Síndrome do Olho Vermelho; Pronto Socorro em Oftalmologia; Oftalmopediatria; Manifestações Oculares de Doenças Sistêmicas; Efeitos das drogas nos olhos. Uma das características do Departamento de Otorrinolaringologia da FMUSP é a intensa produção científica. Tem como objetivo formar médicos capazes de conduzir clínico-cirurgicamente todo e qualquer tipo de patologia otorrinolaringológica.

Veja mais em

Oftalmologia:http://www.oftalmologiausp.com.br/

Otorrinolaringologia: http://www.otorrinousp.org.br./

Ortopedia e Traumatologia

É referência nacional nas lesões raquimedulares, microcirurgia reconstrutiva, reimplantes de membros, cirurgias micro-invasivas das fraturas, técnicas de artroscopia, reconstruções com endopróteses ou com banco de tecidos nas grandes ressecções dos tumores músculoesqueléticos, traumatologia e na reabilitação de pacientes.

Veja mais em http://www.iothcfmusp.com.br/

Patologia

É responsável por 13 disciplinas oferecidas ao Curso de Graduação de Medicina, entre elas Patologia Geral, Conjunto de Disciplinas de Patologia Especial, e Telemedicina. O Departamento é também responsável pelas autópsias dos pacientes do Hospital das Clínicas, pela Divisão de Anatomia Patológica pelo Laboratório Central do HC.

Pediatria

É formado pelas disciplinas: Pediatria Preventiva e Social; Pediatria Clínica; Pediatria Neonatal e Cuidados Intensivos e Cirurgia Pediátrica e Transplante Hepático. Conta ainda com Laboratórios de Investigação Médica para o apoio à pesquisa.

Psiquiatria

A atuação do Departamento na área de ensino abrange as áreas de Graduação (incluindo o internato), Pós-Graduação lato sensu (incluindo a Residência Médica) e Pós-Graduação stricto sensu. Na Graduação, responde por um módulo de Psiquiatria na disciplina de Bases Fisiológicas da Clínica Médica e pelas disciplinas de Bases Humanísticas da Medicina, Psicologia Médica e Psiquiatria Clínica. No contexto da pesquisa, exerce importante liderança nacional de pesquisa básica e clínica em áreas como Psiquiatria da Infância e Adolescência, Psiquiatria do Desenvolvimento, Psiquiatria Preventiva, Transtornos do Humor, Transtornos de Ansiedade, Esquizofrenia, Psiquiatria Geriátrica, Genética e Epidemiologia.

Veja mais em http://www.psiquiatriafmusp.org.br/departamento.

Radiologia

O Departamento está ligado ao Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas, da FMUSP, formado pelas divisões de Diagnóstico por Imagem; Radiologia Intervencionista Diagnóstica e Terapêutica; e Medicina Nuclear. A área de diagnóstico por imagem conta com vários grupos divididos em tórax, medicina interna, neurorradiologia, cabeça e pescoço, músculo esquelético e imagem da mulher.

Veja mais em http://www.inrad.hcnet.usp.br/inrad.