Medicina USP

USP

NACE-NUMETROP

Apresentação

O Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP tem como missão institucional desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade, relacionadas às afecções de etiologia infecciosa de importância epidemiológica ou em Saúde Pública.

Nesse contexto as doenças endêmicas prevalentes na região amazônica constituem um campo de atuação de especial interesse para docentes e discentes da instituição. Tal fato motivou a celebração de convênio entre o Departamento e a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém. Por meio do NACE-NUMETROP e utilizando-se da experiência de recursos humanos da Universidade para contribuir no estabelecimento de diagnóstico de saúde da região, pretende-se:

• propor estratégias de intervenção para agravos infecciosos relevantes;
  • capacitar e aprimorar profissionais de saúde locais;
  • oferecer aos discentes da Universidade a oportunidade de vivenciar a realidade de saúde local.

Objetivo

Atuar junto à população das comunidades ribeirinhas e de planalto das mesorregiões do Baixo Amazonas e Sudoeste do Pará, a população urbana do município de Santarém e os profissionais que atuam na rede pública de atenção à saúde da região. Ações pretendidas:

1. estender à população usuária do sistema público de saúde de Santarém atendimento especializado em doenças infecciosas e parasitárias, com participação de docentes e discentes de graduação e pós-graduação da instituição promotora e das instituições de ensino superior parceiras (Escola de Enfermagem da USP e Universidade Estadual do Pará);
  2. promover ações de educação em saúde para a população de área rural, em relação aos seguintes agravos: HIV/aids, leishmanioses, hepatites virais, acidentes por animais peçonhentos, malária e dengue, após sensibilização de lideranças comunitárias e representantes de órgãos públicos, tais como professores;
  3. conduzir ações educativas de capacitação e aprimoramento técnico-científico dirigidas a profissionais vinculados aos serviços públicos de saúde da região, no manejo, controle e prevenção dos agravos infecciosos de maior prevalência na região, de modo a contribuir para a promoção à saúde da população local;
  4. contribuir para a execução das ações de manejo, controle e prevenção das hepatites virais no âmbito dos serviços públicos de saúde do município de Santarém mediante a implantação das diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Conselho Deliberativo

Coordenador: Prof. Aluísio Augusto Cotrim Segurado