Medicina USP

USP

Convênio entre HC-FMUSP e Anvisa vai rastrear medicamentos no Brasil

O Hospital das Clínicas da FMUSP e a Anvisa assinaram, nesta quarta-feira, 19 de abril, um convênio, no valor de R$ 5 milhões, para o desenvolvimento de um projeto-piloto de rastreabilidade de medicamentos. O projeto visa garantir a segurança de pacientes em relação aos remédios que consomem, a qualidade dos produtos em todas as suas etapas, além de evitar fraudes, roubos de medicamentos e sonegações. Nesse sentido, irá colaborar decisivamente na definição de modelo de padrões e interfaces para comunicação com o sistema nacional de controle de medicamentos.

No Hospital das Clínicas da FMUSP, maior complexo hospitalar da América Latina, será possível acompanhar todos os passos do medicamento, desde a produção, passando pelo recebimento no centro de logística, transporte e divisão entre os institutos até a entrega a cada um dos pacientes. A partir desse modelo, será possível ampliá-lo como referência para todo o Brasil.

Participaram do evento o professor José Otávio Auler Costa Junior, diretor da FMUSP, Jarbas Barbosa, diretor-presidente da Anvisa, Antonio José Rodrigues Pereira, superintendente do Hospital das Clínicas, Giovanni Guido Cerri, diretor do Centro de Inovação do HC, Flávio Fava de Moraes, diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina, Joaquim Roberto Fernandes, analista de programa do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e o professor Eduardo Mario Dias, professor da Escola Politécnica.