Medicina USP

USP

Liga de Humanização da FMUSP

"A Liga de Humanização da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi criada no início de 2015 pela graduanda Nicole Sigrist e pela Professora Doutora Izabel Rios com o objetivo de criar um espaço acadêmico onde graduandos e profissionais pudessem discutir temas voltados à humanidade das áreas da saúde, como empatia, estabelecimento de vínculo com os pacientes, espiritualidade. Ao longo da graduação de Medicina, muitos alunos desenvolvem um raciocínio exclusivamente técnico, buscando elucidar problemas segundo apenas sinais e sintomas/diagnósticos laboratoriais/exames de imagem. Contudo, cuidar de uma pessoa vai muito além de curar uma doença. É essencial que o profissional de saúde, seja ele médico, enfermeiro, fisioterapeuta, entre outros, tenha um olhar empático para com seu paciente, almejando entender como aquele ser humano lida com sua condição de saúde, como isso afeta sua vida profissional e social, se há uma rede de suporte de familiares e/ou amigos… Inúmeros fatores devem ser considerados para um tratamento efetivo! A Liga de Humanização, então, busca suprir essas necessidades.

Para tanto, são realizadas atividades teóricas e práticas semanais, que contam com aulas expositivas, rodas de discussão, interação com pacientes nas enfermarias, prontos-socorros e até em consultório particular! O objetivo da Liga é o de abranger todas as situações possíveis de contato com pacientes para entendermos quais as peculiaridades de cada uma delas! Em 2016, houve atividades nas áreas de Infectologia, Psiquiatria e Dermatologia e, para 2017, pretendemos passar por novas especialidades.

Um dos diferenciais da Liga de Humanização é que seus membros podem ser alunos de graduação de todas as áreas da saúde da Universidade de São Paulo (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Saúde Pública, Gerontologia, Odontologia, Nutrição), pois julgamos que o atendimento multidisciplinar é importantíssimo para um prognóstico de sucesso para o paciente! A Liga de Humanização conta atualmente com 10 membros, nossas atividades são às quintas-feiras a partir das 17h30 e, para divulgarmos nosso trabalho, fazemos publicações na página do Facebook “Liga de Humanização FMUSP”. Além disso, cada atividade conta com a participação de um profissional convidado!

A Liga de Humanização entrou em funcionamento há apenas seis meses, portanto, não possuímos dados concretos de pesquisa sobre sua relevância no meio acadêmico. Contudo, recebemos muitos elogios e incentivos de profissionais, médicos residentes, alunos de diversos cursos e inclusive de pacientes, que ressaltam a importância de se pensar e de treinar a empatia desde cedo. Esperamos ansiosamente pelos encontros de 2017 e desejamos conquistar cada vez mais profissionais para o interesse de um cuidado mais humano! "

Autora: Nicole da Costa Sigrist
Liga de Humanização FMUSP, 2017