O Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) é um Centro Integrado de Atividades Acadêmicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo composto por uma equipe de especialistas em educação na saúde, que contribui com o aprimoramento dos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde.
Nossa missão é desenvolver a cultura institucional de busca constante da qualidade a partir da profissionalização da docência e do desenvolvimento de pesquisas e inovações que resultem em experiências educacionais transformadoras.
Oferecemos cursos de desenvolvimento docente, workshops, palestras e apoiamos eventos institucionais de planejamento estratégico. Além de propostas de aprimoramento do programa educacional, baseadas nas melhores evidências em Educação na Saúde.
O CEDEM está incluído no Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas com orientação de mestrado e doutorado, oferta de disciplinas de pós-graduação e apoio ao Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo (PAE-USP), e programa de Iniciação Científica para estudantes. Oferece também Cursos de Formação de Preceptores e de Especialização em Educação na Saúde.
Todas essas ações são dirigidas à formação e fortalecimento da comunidade de prática Educadores CEDEM, que agrega educadores e pesquisadores interessados na formação de profissionais da saúde baseada nas melhores evidências, que responda às demandas da sociedade de forma inovadora e transformadora.
O Centro de Desenvolvimento de Educação Médica "Professor Eduardo Marcondes" foi criado em 1987 como um Grupo de Assessoria Pedagógica (GRAPED).
Em 1991 o GRAPED passa a se constituir como um Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM), contribuindo com o aprimoramento do ensino a partir de processos de desenvolvimento docente, avaliação dos estudantes e do programa. Desde a sua criação o CEDEM oferece cursos de pós-graduação na área de Educação na Saúde, passando a apoiar posteriormente, o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo (PAE-USP). Nos últimos anos há no CEDEM um grupo de pesquisadores que orientam mestrado e doutorado, que consolidou a produção do conhecimento e inovação na área da educação.
Teve início em 2000, o Programa Mentoria, pioneiro neste tipo de estratégia em cursos de medicina que se tornou modelo para o desenvolvimento de programas semelhantes em outras instituições de ensino superior.
Em 2015 teve início o Programa Profissão Docente com atividades mensais de disseminação do conhecimento e sensibilização dos docentes para o reconhecimento da Educação na Saúde como ciência. Essas atividades ultrapassaram as fronteiras institucionais e são transmitidas para escolas médicas em todo Brasil, favorecendo a troca de experiência e a formação de uma comunidade de prática de educadores.
O CEDEM oferece também, desde 2017 o Curso de Formação de Preceptores e em 2019 teve início o Curso de Especialização em Educação Médica que já formou mais de 400 educadores de todo Brasil. Nos últimos anos o CEDEM tem conduzido a formação de mais de 5.000 profissionais de saúde para educação e gestão em parcerias com outras instituições de ensino. Além de ter apoiado o desenvolvimento e implantação do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina.
Em 2020 o CEDEM foi reconhecido como Centro Integrado de Atividades Acadêmicas, passando a ser parte do regimento institucional e reafirmando a profissionalização da docência e a qualidade da oferta do ensino, como valores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Em 2022 o trabalho de excelência desenvolvido pelo CEDEM, foi reconhecido pela AMEE (An International Association for Health Professions Education) com o prêmio Aspire (International Recognition of Excellence in Medical Education). O CEDEM é o primeiro Centro de Desenvolvimento de Educação Médica na América Latina reconhecido internacionalmente pela sua excelência em Desenvolvimento Docente.