Notícias em destaque

Os imunoalergistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP lançam de forma virtual a 2ª edição do livro “Alergia & Imunologia: Aplicação Clínica”, no dia 10 de junho, às 19h, com transmissão pelo canal da Editora Atheneu no YouTube.

Os editores são o Dr. Antônio Abílio Motta e a Dra. Rosana Câmara Agondi, médicos assistentes do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia e o coordenador é o professor Jorge Kalil, titular da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP. Mais 45 colaboradores consolidaram a obra.

A publicação traz os principais conhecimentos sobre alergia e imunologia, incluindo os desafios e as novidades terapêuticas, com base nas melhores evidências médicas, em uma linguagem concisa e inteligente. 

A alergia é um tipo de resposta não prevista do sistema imunológico, frente a uma substância (antígeno) orgânica e inorgânica. A alteração imunológica ganha efeito sistêmico e repercute nas diversas especialidades médicas.

Cerca de 30% da população convive com a doença, que piora nesta época do ano, em que predominam o tempo seco, poluição e o ar mais frio. É o caso de quem tem rinite alérgica, doença muito prevalente e a mais comum delas.

Segundo os autores, em 40 capítulos são abordados a alergia respiratória; a alergia cutânea; as manifestações alérgicas; às urgências em alergia; às doenças autoimunes e autoinflamatórias; as imunodeficiências; as reações adversas aos medicamentos; o diagnóstico em alergia e imunopatologia e o tratamento específico.