Notícias em destaque


A Dra. Angelita Habr-Gama, professora emérita da FMUSP e renomada cientista na pesquisa de tratamento do câncer colorretal, tornou-se a primeira mulher no mundo a receber a prestigiada Medalha Bigelow. A medalha, criada pela Sociedade de Cirurgia de Boston, há mais de um século, homenageia cirurgiões que fizeram contribuições excepcionais ao progresso científico e ao ensino da cirurgia. 

Apenas 34 profissionais receberam este reconhecimento, e Dra. Angelita é a primeira mulher, e também a primeira profissional da América Latina a receber esta prestigiada homenagem. A Boston Surgery Society justificou a escolha da brasileira destacando a pesquisa inovadora realizada por Angelita e seus colegas sobre o uso de quimioterapia e radioterapia no tratamento do câncer retal sem necessidade de cirurgia posterior.

Este protocolo, conhecido como Watch and Wait, envolve observar e examinar o progresso do paciente após a radioquimioterapia para determinar se a cirurgia é necessária. O protocolo ganhou reconhecimento mundial e é visto como uma abordagem terapêutica que preserva a qualidade de vida do paciente. 


“A conquista da medalha Bigelow é um motivo de orgulho para o país e para as mulheres, pois estimula a autoestima e enfatiza o valor da cultura, da educação e do ensino” - Profa. Dra. Angelita em entrevista para o Estadão. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa FMUSP. 

Site: fmusp.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br