Notícias em destaque

Cinco professores da Faculdade de Medicina (FM) e dois docentes da Escola Politécnica (Poli) receberam a Medalha Armando de Sales Oliveira, a mais alta honraria da Universidade de São Paulo (USP), em cerimônia realizado no dia 30 de setembro de 2021. Os homenageados foram reconhecidos por seus notáveis trabalhos de atuação na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19.

A Medalha Armando de Salles Oliveira é a mais alta honraria da USP, ela foi criada no ano de 2008, para condecorar pessoas e/ou organizações que contribuam para a valorização acadêmica, social e cultural. O nome escolhido para a Medalha é um tributo ao governador do Estado, que assinou o decreto de criação da Universidade de São Paulo em 1934, com o objetivo da busca intensa pela formação de excelência de profissionais que pudessem contribuir para um Brasil melhor.

A nomeação dos laureados foi aprovada durante a 1006ª Sessão do Conselho Universitário, em reunião realizada em março de 2021. Os homenageados da Faculdade de Medicina da USP foram:

Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Titular do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e Diretora Clínica do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Indicada pelo seu dedicado trabalho de coordenação na implantação no Instituto Central do HCFMUSP, do Hospital de Atendimento aos Doentes da Covid-19 e por sua dedicação na linha de frente de atendimento e tratamento dos doentes.

Profa. Ester Cedeiro Sabino, Associada do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP. Indicada pelo pioneirismo no sequenciamento do genoma do novo coronavírus, sendo importante para a compreensão da sua transmissão, permitindo monitorar a epidemia e acompanhar suas mutações genéticas.

Prof. Esper Georges Kallás, Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP e Coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas do HCFMUSP. Indicado por sua extraordinária atuação em ações preventivas e de tratamento da infecção pelo SARS-CoV-2, aliada ao seu desempenho no Grupo de Trabalho da USP, no programa Vital Cure e no estudo clínico da vacina CoronaVac.

Prof. Paulo Hilário Nascimento Saldiva, Professor Titular do Departamento de Patologia da FMUSP. Indicado pelo desenvolvimento de novos métodos de autópsia que possibilitaram a primeira demonstração patológica da trombose em pequenos vasos, corroborando o uso de anticoagulantes e correlacionando a ação da Covid-19 em diferentes órgãos.

Os professores agraciados com a Medalha Armando de Salles Oliveira da Poli-USP foram:

Prof. Raúl González Lima, da Escola Politécnica da USP. Indicado pelo desenvolvimento e disponibilização de um ventilador pulmonar emergencial, representando um avanço tecnológico necessário que contribuiu para o enfrentamento das dificuldades respiratórias associadas à Covid- 19.

Prof. Marcelo Knörich Zuffo, da Escola Politécnica da USP. Indicado pelo desenvolvimento e disponibilização de um ventilador pulmonar emergencial, representando um avanço tecnológico necessário que contribuiu para o enfrentamento das dificuldades respiratórias associadas à Covid- 19.