O livro “Psiquiatria e Política: o jaleco, a farda e o paletó de Antonio Carlos Pacheco e Silva” será lançado hoje, dia 05 de agosto de 2020, pela Editora Fiocruz. A obra foi escrita por Gustavo Querodia Tarelow, pesquisador do Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz” da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), doutor em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

O exemplar faz uma análise histórica sobre o alcance, contradições e as singularidades da trajetória de vida e atividades do médico, militar, empresário, político e professor da FMUSP e da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Antonio Carlos Pacheco e Silva (1898-1988).

O livro é um desdobramento da tese doutoral de Gustavo Tarelow, defendida em 2019, na FMUSP, que aborda às pesquisas sobre a história da psiquiatria paulista e seus personagens. “Pacheco e Silva teve atuação destacada nos campos da psiquiatria e da política nacional, atuando e coordenando diversas instituições de saúde, como o Hospital do Juquery, além de lecionar nas mais importantes escolas médicas paulistas e de ter sido o fundador e primeiro diretor do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ele teve uma trajetória de vida intensa e a leitura de sua biografia nos dá a oportunidade de refletir sobre a história da medicina brasileira e dos movimentos políticos, ideológicos e institucionais em que ele atuou”, afirma o autor Gustavo Tarelow.

O título é a primeira publicação oriunda da chamada pública para livros autorais da Editora Fiocruz, em comemoração aos seus 25 anos, e ele faz parte da coleção História e Saúde, que pode ser adquirido em dois formatos, impresso via Livraria Virtual da Editora, e ou por meio digital pela plataforma SciELO Livros.

Pesquisador Gustavo Querodia Tarelow