A revista científica Nature Reviews Rheumatology publicou, dia 30 de abril, o artigo “Combate à inatividade física durante a pandemia de COVID-19”, escrito pelo Prof. Bruno Gualano, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e outros pesquisadores que também integram o Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP e o Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição (FMUSP/Escola de Educação Física e Esporte - USP).

A falta de atividade física é um fator de risco muito prevalente e está associada à piora de sintomas, à deterioração da capacidade física e à baixa qualidade de vida em pacientes com doenças reumáticas. Com as medidas de distanciamento social para resguardas as populações de risco, “é provável que a inatividade física aumente ainda mais nas doenças reumáticas, potencialmente agravando o quadro clínico dos pacientes”, disse o Prof. Bruno.

Neste artigo, os pesquisadores apresentam dicas práticas, sintetizada em uma cartilha ilustrada, que auxiliam na prescrição de atividade física para os pacientes durante a crise da COVID-19. “A prática de atividade física para pacientes em isolamento se torna muito importante para prevenir prejuízos à saúde, e por isso precisa ser recomendada pelos reumatologistas e outros profissionais da saúde”, afirma o Prof. Bruno Gualano.

Confira o artigo na íntegra na Nature Reviews, clique aqui

Artigo de revisão "Social Isoation During the Covid- 19 Pandemic Can Increase 4 Physical Inactivity and the Global Burden of Cardiovascular 5 Disease", clique aqui.

Editorial "Risk of Increased Physical Inactivity During COVID-19 Outbreak in Older People: A Call for Actions", clique aqui.