Notícias

Um total de 254 renomados especialistas, de 34 países, participaram do 1st. BESP – Bariatric Endoscopy São Paulo, promovido pelo Serviço de Endoscopia da Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) da FMUSP, em parceria com o Serviço de Endoscopia Terapêutica do Hospital Brigham and Women da Harvard University, nos Estados Unidos. O sucesso ensejou a realização da segunda edição do BESP, que já tem data definida: dias 2 e 3 de outubro de 2020.

Segundo o Prof. Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, titular do Serviço de Endoscopia e coordenador do curso, o objetivo do evento é a troca de conhecimentos e a oferta da melhor opção de tratamento ao paciente bariátrico, baseado na melhor prática médica. Foram realizados procedimentos em tempo real no Serviço de Endoscopia Gastrointestinal e transmitidos, exclusivamente, pela Internet com tecnologia de alta resolução.

O curso contou com o apoio e a parceria da Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal (ASGE), da Escola de Medicina de Harvard e da Associação de Endoscopia Bariátrica (ABE). A ação permitiu unir continentes e influenciar médicos ao redor do planeta, segundo os organizadores. "É um orgulho estar no corpo médico do HC e acreditar que podemos fazer melhor sempre”, disse o Prof. Eduardo Moura.  O curso aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro.