Notícias

Os novos alunos de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) participaram do “Primeiro Encontro: Aprender com o paciente”, realizado ontem, 20 de fevereiro, no Hospital das Clínicas (HC). As visitas guiadas foram feitas às enfermarias do Instituto Central, Instituto do Coração e Instituto de Ortopedia e Traumatologia.

As visitas foram supervisionadas por assistentes do Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP e alunos veteranos voluntários integrantes da Comissão de Integração 2020 (CoIn) da FMUSP. Os ingressantes tiveram a oportunidade de interagir com pacientes e dialogar sobre o que, na ótica dos pacientes, seria necessário para que eles se tornem bons profissionais de saúde. Em contrapartida, materiais de higiene pessoal foram doados às enfermarias participantes. 

A Profa. Izabel Cristina Rios, do Departamento de Medicina Legal da FMUSP e Coordenadora do NTH, deu as boas-vindas aos alunos e falou: “somos mais de 23 mil funcionários e três mil alunos na FMUSP e no HC. A humanização trabalha no sentido de proporcionar um ambiente bom para estudar, trabalhar, cumprir a nossa missão junto aos pacientes, a vocês alunos e a cada um de nós, porque queremos que, cada vez mais, as pessoas se sintam felizes”. 

Esta atividade social faz parte da programação da Semana de Recepção dos Calouros da FMUSP 2020 e foi organizada pelo NTH em parceria com as entidades representativas dos estudantes: Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC) e Centro Acadêmico Arnaldo Vieira de Carvalho (CAAVC). No mesmo dia, o Primeiro Encontro também foi realizado no Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP, onde os calouros puderam conversar com pacientes e familiares e, no final das visitas, houve um debate sobre os aprendizados. 

O Primeiro Encontro foi uma das ações que teve maior taxa de aprovação na Semana Recepção dos Calouros de 2019, segundo pesquisa feita pelo CAOC, sendo considerado um momento muito simbólico para os novos alunos.