A aluna Bianca Onita, da Turma 74 do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), participou do treinamento Kids Save Lives Brasil, atualmente oferecido como uma disciplina da Faculdade de Medicina da USP (MSP4060) e presta depoimento sobre como salvou seu avô de um engasgo total durante uma refeição: "Primeiramente eu quero agradecer a todos os professores, profissionais e alunos que fazem parte da Disciplina Kids Save Lives Brasil da FMUSP e ajudam a disseminá-la. Meu avô Akira engasgou feio, dia 16 de maio de 2020, e parou de respirar, começou a ficar roxo e perder as forças para tossir. Se não fosse pela manobra que aprendi no Kids Save Lives Brasil, acredito que não teria conseguido salvá-lo. Muito obrigada de coração!"

A Profa. Naomi Kondo Nakagawa, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional e uma das coordenadoras do Kids Save Lives Brasil, fala: "Quando a Bianca me relatou o evento, mostrou que além do amor pelo seu avô, reconheceu e agiu prontamente com competência frente a uma situação de urgência, o que salvou a vida do Sr. Akira. O programa Kids Save Lives Brasil que treina cidadãos leigos da comunidade escolar para que desenvolvam conhecimentos, habilidades e atitudes na identificação de sinais e sintomas e primeiras ações no AVC agudo, na parada cardiorrespiratória e no engasgo total em adultos, crianças e bebês assim como de outros programas similares se mostra de grande importância para a comunidade escolar (ensino fundamental, médio e superior) porque não há como quantificar o valor de uma vida salva!".

O Prof. Marcelo Calderaro, do Departamento de Neurologia da FMUSP e também coordenador do Kids Save Lives Brasil, afirma "notícias como essa valem cada segundo nesse projeto! E que bom para o Sr. Akira ter uma neta tão dedicada"!