Na última quarta-feira, dia 06/10, foi realizado o primeiro evento para discutir Ciência e Comunicação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), projeto nomeado de “Sala de Imprensa”. Essa é uma iniciativa organizada pelo Centro de Divulgação Científica (CDC) do Sistema FMUSP e Hospital das Clínicas (HC), que contou com a fala de abertura do Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, a apresentação do jornalista Victor Ramos e com a participação da comunidade do complexo.

Durante o encontro, o jornalista Victor Ramos traçou um panorama sobre a imprensa no geral, falou do cenário atual onde as atenções e os espaços na mídia estão mais abertos para assuntos relacionados à ciência e saúde e explicou os principais tópicos que podem gerar interesse aos veículos de imprensa para realizarem uma cobertura jornalística. Ele citou aspectos relevantes para um estudo, ensaio ou outra atividade acadêmica conseguir um espaço na mídia como: “ineditismo, boas histórias, impacto e relevância para a sociedade”. Além disso, o jornalista disse que o CDC “é um espaço que está aberto para discutir pautas” e para a “construção de uma cultura institucional de comunicação e divulgação científica, em conjunto com os professores, pesquisadores e funcionários, cada vez maior.

O Prof. Roger Chammas afirmou: “queremos criar um ambiente no qual possamos, de maneira continuada, buscar o aprimoramento da capacidade da nossa comunidade em comunicar ciência e os avanços de pesquisas médicas, porque essa é a nossa forma de devolver para a sociedade aquilo que se produz no Sistema FMUSP-HC”. Ele ainda complementou: “esse é um passo para a modificação da nossa cultura, eu sou um soldado dessa causa, a de melhorar nossa capacidade de comunicação”.

O CDC foi instituído pela Comissão de Pesquisa da FMUSP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para promover a cultura da divulgação científica, oferecer workshops sobre comunicação e imprensa, além do objetivo principal de dar maior visibilidade às produções do Sistema Acadêmico FMUSP-HC.