Notícias

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) recebeu a visita dos deputados federais Gilberto Nascimento Silva e Jefferson Alves de Campos, no dia 20 de março de 2023, para uma reunião junto a diversas lideranças da FMUSP, incluindo a atual Diretora, Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, do Hospital das Clínicas (HC), e da Fundação Faculdade de Medicina (FFM).

Durante o encontro, os parlamentares se comprometeram a buscar recursos federais para fortalecer o acesso à saúde pública oferecido pelo HCFMUSP, que é uma referência em atendimento de alta complexidade em diversas áreas da medicina e uma das principais instituições de saúde pública do país.

A reunião também abordou a importância da alocação de recursos para áreas de tecnologia de ponta no hospital, como a utilização da robótica para trazer mais inteligência à prática em saúde, a realização de exames minimamente invasivos mais rápidos, seguros e eficientes, e a execução de cirurgias de alta precisão com uso de máquinas, possibilitando procedimentos mais complexos e reduzindo os riscos aos pacientes.

A democratização da saúde é o grande objetivo desses esforços, e tem como cerne o oferecimento dos melhores e mais avançados tratamentos a todos que precisarem. A visita dos deputados à FMUSP é um importante passo nesse sentido e contribui para manter a Faculdade de Medicina e o Hospital das Clínicas como antros de excelência e pioneirismo no cenário nacional nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e serviço à saúde pública do país.

Deputado Gilberto Nascimento Silva (terceiro da esq. para dir.)