Em Sessão Ordinária da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realizada em 5 de março de 2021, foi aprovada a concessão do título de Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo aos Professores Doutores Euclides Ayres de Castilho e Gabriel Wolf Oselka.

Euclides Ayres de Castilho é Professor Titular Sênior do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Teve as distinções de ser Vice-Presidente de Ensino e Presidente Interino da Fiocruz, além de membro eleito do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Conselho Universitário da USP. Foi um dos contemplados com o Prêmio Jabuti 2010, na categoria Ciências da Natureza e Ciências da Saúde. Também é membro honorário da Academia de Medicina da Bahia.

Gabriel Wolf Oselka é Professor Associado do Departamento de Pediatria FMUSP. Entre suas inúmeras conquistas, destacamos seus cargos como Presidente da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Membro do Comitê de Bioética do Hospital das Clínicas da FMUSP, Coordenador do Centro de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Presidente da Comissão de Confirmação de Casos de Poliomielite do Ministério da Saúde.

O título de Professor Emérito é conferido a professores e pesquisadores que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica e contribuíram decisivamente para construção do conhecimento nas suas respectivas áreas.