Apresentado em Portugal, o estudo foi reconhecido como um dos melhores trabalhos da 4ª International Caparica Conference on Leishmaniasis 2025
A doutoranda Larissa dos Santos Alcântara, do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), recebeu o Certificado de Excelência de Melhor Pôster durante o 4ª International Caparica Conference on Leishmaniasis 2025, realizada de 12 a 16 de outubro, em Caparica, Portugal.
O trabalho premiado, intitulado “Inflammasome Genes Expression and in situ validation in the Clinical and Immunopathological Spectrum of American Cutaneous Leishmaniasis caused by Leishmania (Leishmania) amazonensis and Leishmania (Viannia) braziliensis”, estuda como genes e o sistema imunológico atuam nas lesões das diferentes formas de Leishmaniose Tegumentar Americana.
Desenvolvida sob orientação da Dra. Cláudia Maria De Castro Gomes, no Laboratório de Patologia de Moléstias Infecciosas (LIM-50), a pesquisa integra o projeto Temático FAPESP2014/50315-0, concluído em setembro. O estudo foi realizado em colaboração com o Instituto Evandro Chagas (PA) e outras instituições de ensino e pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais, e teve seus resultados publicados na revista Microorganisms.
“A conquista da Larissa representa o reconhecimento do empenho de toda uma equipe comprometida com a produção de conhecimento científico de qualidade. É muito gratificante ver o trabalho desenvolvido no Brasil sendo valorizado por especialistas de diferentes países”, reforçou a Dra. Cláudia De Castro, orientadora do estudo.
A premiação reforça o protagonismo da FMUSP na investigação de doenças infecciosas e tropicais, áreas em que a instituição se destaca pela produção científica e pela formação de novos pesquisadores.