Notícias


A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma estratégia global para acelerar a erradicação do câncer do colo do útero como problema de saúde pública, no dia 17 de novembro de 2020, em Genebra, na Suíça. O plano conta com objetivos e metas para ações, a serem implantadas no período de 2020-2030, e consiste em três pilares: vacinação, realização de exame de detecção (papanicolau) e tratamentos eficazes.

Dois especialistas do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Profa. Dra. Heloisa de Andrade Carvalho e o Prof. Dr. Jesus Paula Carvalho, participaram da elaboração dessas estratégias. 

A agência defende que, com a implementação bem-sucedida das três etapas, novos casos poderiam ser reduzidos em mais de 40% assim como 5 milhões de mortes relacionadas à doença até 2050. O Ministério da Saúde do Brasil assumiu o compromisso público no dia do lançamento da estratégia junto à OMS.

Leia mais em: http://www.icesp.org.br/sala-de-imprensa/noticias/386-especialistas-do-instituto-do-cancer-participam-da-elaboracao-de-estrategia-da-oms-para-erradicacao-do-cancer-de-colo-de-utero-como-problema-de-saude-publica