Uma nova declaração científica publicada nas revistas Circulation e Resuscitation traz a primeira grande revisão da pesquisa internacional sobre educação em Suporte Básico de Vida. Elaborada pela International Liaison Committee on Resuscitation, em conjunto com a American Heart Association e o European Resuscitation Council, o trabalho contou com a participação de cientistas da área de ressuscitação de todo o mundo, incluindo a Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa, livre docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.
Mais de 100 estudos sobre treinamento em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) foram revisados. Os resultados indicam que crianças e adolescentes mostram acentuada motivação para desenvolver habilidades que podem salvar vidas e frequentemente compartilham esse conhecimento e prática com outras pessoas, atuando como multiplicadores desse aprendizado.
A literatura também relata que o desenvolvimento das habilidades em RCP pode ter início aos 4 anos de idade e progredir ao longo do tempo, de modo que, aos 10 anos, as crianças possam realizar compressões torácicas efetivas em manequins de treinamento.
Como recomendação, a declaração científica indica que a necessidade de legislação abrangente com inclusão curricular obrigatória dessas competências é crucial para implementar a educação de crianças e adolescentes no suporte básico de vida. O trabalho completo pode ser conferido em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIR.0000000000001128, ou https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957223000850?via%3Dihub.