Dois pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Prof. Dr. Andre Russowsky Brunoni, Associado do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e Diretor do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e a Dra. Renata Bertazzi Levy, Pesquisadora Científica do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, integram a lista de “Pesquisadores Altamente Citados 2020”, divulgada dia 18 de novembro de 2020, pelo site Web of Science, da empresa Clarivate Analytics.

O ranking reconhece a influência de cientistas do mundo todo, em suas áreas de atuação ou com impacto cruzado em diversos campos do conhecimento, por meio da produção de artigos frequentemente citados por seus pares. Para essa edição, foram avaliados dados de janeiro de 2009 a dezembro de 2019, no total 6.389 pesquisadores de mais de 60 países foram incluídos, entre eles, 19 brasileiros ou que atuam no Brasil.

O Prof. Andre Brunoni foi identificado pela segunda vez como um dos pesquisadores altamente citados no mundo, na área da interdisciplinaridade, ele disse: “fiquei extremamente honrado. Acredito que isto seja o reflexo tanto da minha formação versátil, em Psiquiatria, Clínica Médica, Neurociências e Ensaios Clínicos, quanto nas pesquisas em depressão que realizo, que englobam ensaios clínicos em neuromodulação não-invasiva e estudos de coorte”. O professor ainda complementa: “fico feliz em carregar o nome da Faculdade de Medicina da USP nesta indicação, na qual me formei em 2004 e que não cansou de me oferecer possibilidades para meu desenvolvimento acadêmico, científico e profissional desde então".

A pesquisadora Renata Bertazzi Levy também aparece nesse ranking pela segunda vez e afirma que foi com alegria que recebeu a notícia de estar novamente na lista, “reflete o alcance trabalho do grupo ao qual eu faço parte e das nossas publicações. A classificação de alimentos que desenvolvemos, denominada NOVA, baseada no grau e no propósito de processamento, levou o Brasil para outro patamar na ciência mundial da alimentação. Esperamos, com isso, atrair estudantes potenciais pesquisadores que irão continuar esse legado”.

Acesse a lista na íntegra em: https://recognition.webofscience.com/awards/highly-cited/2020/