Notícias

Além de apoiar os ensaios clínicos de fase 3 da CoronaVac, no Instituto Butantan, a FAPESP financia outros oito projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. 

Parte das formulações está em fase de testes em animais, com perspectivas de iniciar os ensaios clínicos no próximo ano. Quatro projetos estão em desenvolvimento na Universidade de São Paulo (USP), dois no Instituto Butantan e outros dois em startups apoiadas pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). 

No Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina (FMUSP), a equipe coordenada pelo Prof. Jorge Elias Kalil Filho desenvolve uma vacina de DNA em spray nasal que combina uma parte da proteína spike – usada pelo SARS-CoV-2 para se conectar com o receptor da célula humana e viabilizar a infecção – com epítopos T (antígenos virais que são reconhecidos pelo sistema imune). O objetivo é induzir, ao mesmo tempo, uma resposta de anticorpos neutralizantes e uma forte imunidade celular, incluindo linfócitos T CD8+ citotóxicos, que matam células infectadas, e linfócitos T CD4+, que ajudam na produção de anticorpos e nas respostas citotóxicas. 

A proteína formada pela mistura desses dois componentes será produzida em células por meio da tecnologia de DNA recombinante e carreada em nanopartículas que aderem à mucosa nasal para desencadear uma reposta imune e impedir que o vírus se espalhe para todo o trato respiratório. 

Continue a leitura em: https://agencia.fapesp.br/fapesp-apoia-o-desenvolvimento-de-nove-vacinas-contra-a-covid-19/36153/