Tecnologia permitirá que alunos obtenham experiência imersiva em ambiente controlado
A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recebeu, no final de dezembro, o primeiro de dois simuladores virtuais de cirurgia robótica com a tecnologia Robotix, que integrarão o Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos (PROMIN). Anteriormente, em novembro, um grupo de professores e residentes participou de uma demonstração do equipamento.
Os simuladores oferecem um ambiente simulado que permite a prática de técnicas cirúrgicas de forma virtual, replicando de maneira realista os movimentos e a dinâmica de uma cirurgia robótica. Com os simuladores, os usuários podem aprimorar suas habilidades em diversas etapas de uma cirurgia, como incisão, dissecção e sutura, em um cenário controlado e sem risco para pacientes. “Esses treinamentos são especialmente úteis para que alunos e profissionais se especializem em cirurgias minimamente invasivas e robóticas, proporcionando uma experiência imersiva que facilita o aprendizado antes da prática em pacientes reais”, explica o coordenador do PROMIN, Prof. Everson Artifon.
Segundo o coordenador, a Faculdade oferecerá treinamentos para alunos de graduação, pós-graduação e extensão, com certificação, de acordo com a carga horária definida pelas sociedades de especialidades da Associação Médica do Brasil (AMB).
Para o Prof. Sergio Damous, coordenador de Treinamento em Vídeolaparoscopia do Programa Avançado de Residência Médica em Cirurgia Geral do HC, presente na demonstração, trata-se de um investimento significativo que permitirá aos alunos se destacarem em conhecimento e habilidade.
Os investimentos, superiores a R$ 1 milhão por equipamento, foram viabilizados com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Kim Kataguiri.