Começou hoje a Feira USP e as Profissões 2021, evento on-line que conta com a presença de todas as unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos da Universidade de São Paulo. Serão dois dias de lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, onde o público poderá encontrar diversas informações e atividades elaboradas pelas equipes dos 142 cursos. A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) também marcou presença extensiva no evento, tendo tido um primeiro dia de programação cheia.

Primeiro, houve a cerimônia de abertura, por volta das 9h50, com pronunciamento do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Edmund Chada Baracat, que ressaltou a importância da inclusão dos alunos da rede pública na USP. Em seguida, o vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, direcionou sua fala aos alunos do ensino médio, convidando-os a tirarem dúvidas sobre suas possíveis escolhas acadêmicas durante o evento.

O reitor, Vahan Agopyan, também discursou, parabenizando todos os envolvidos na elaboração do evento virtual. “Sei que é um momento muito importante na vida de vocês e a Universidade não poderia frustrá-los”, falou aos possíveis futuros alunos da USP, que acompanhavam a transmissão. Terminou sua fala com uma mensagem de esperança em relação ao retorno presencial das atividades.

Às 10h20, o evento “Pandemia: Fonoaudiologia 360 graus”. Duas alunas da graduação comentaram sobre o impacto da pandemia no curso e no funcionamento dos hospitais, destacando a área de Fonoaudiologia Hospitalar no tratamento de pacientes que sofreram complicações devido à Covid-19. Também foram apresentados a estrutura básica do curso e os caminhos da formação profissional. “Como vocês descobriram que queriam ser fonoaudiólogas?”, perguntou uma espectadora do chat. Essa e outras dúvidas foram respondidas ao final da live.

O Curso de Física Médica, uma parceria entre a Faculdade de Medicina e do Instituto de Física, também esteve ao vivo em seu canal no Youtube, com uma série de vídeos e palestras, apresentados por profissionais, estudantes e professores. Foram explicadas de modo muito didático as atividades do curso, incluindo aplicação de conceitos, leis, modelos, e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

Ao meio-dia, a Profa. Lúcia Andrade, do Departamento de Clínica Médica, ao lado de dois alunos de graduação tiveram um bate-papo com o público, além de realizarem uma breve apresentação sobre o curso de Medicina, desde o processo de vestibular, até questões como intercâmbio e iniciação científica. Mais tarde, a Profa. Erika Alvarez Inforsato também apareceu ao lado de uma aluna para falar sobre o curso de Terapia Ocupacional. As perguntas do chat vieram em grande número e incluíram tópicos como pandemia, mercado de trabalho e pós-graduação.

Já às 14h, as professoras Carolina Fu e Ana Carolina Basso Schmitt falaram sobre o curso de Fisioterapia. Em uma discussão ampla sobre saúde física e mental, elas abordaram o bem-estar dos alunos e compartilharam impressões sobre a graduação, mencionando o acolhimento tradicionalmente afetivo dos calouros da Fisioterapia por parte dos veteranos e recordando o ambiente agradável do campus.

Por fim, às 15h, foi realizado o evento “Os primeiros 1000 dias de vida - fundamentais para o desenvolvimento futuro”. Nele, o fonoaudiólogo Aparecido J. Couto Soares ressaltou a importância da linguagem nos primeiros 1000 dias do bebê e como esse período é determinante na vida adulta de um indivíduo. A ideia foi salientar o papel fundamental do fonoaudiólogo no desenvolvimento infantil e como a FMUSP prepara esse profissional.

A Feira USP e as Profissões 2021 seguirá com sua programação amanhã. A participação no evento é totalmente gratuita e não exige inscrições prévias, bastando acessar o site https://uspprofissoes.usp.br/.