Notícias

O segundo dia da Feira USP e as Profissões 2021, evento online destinado a futuros universitários, ocorreu na sexta-feira, dia 3 de setembro. A participação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) começou às 10h, com a Profa. Melissa Tieko Muramoto, apresentando em detalhes o curso de graduação em Terapia Ocupacional. A aluna Rafaela Andrade Pombal, do terceiro ano da graduação e representante discente do curso, também trouxe sua perspectiva, incluindo questões como o ensino à distância.  

Às 11h, os professores Alfredo Jácomo e Flavio Hojaij, acompanhados do aluno Vinicius Utsumi, falaram bastante sobre a vida universitária e o curso de Medicina aos espectadores da transmissão. O público vestibulando se manifestou diversas vezes durante a conversa e puderam ter suas dúvidas esclarecidas, que incluíram desde tópicos como a vida social na faculdade até o nível de contato com os pacientes durante a graduação.   

Em seguida, a Profa. Naomi falou sobre o Kids Save Lives Brasil, projeto com participação da FMUSP no qual os alunos aprendem ações iniciais que devem ser tomadas em casos de AVC, infarto agudo do miocárdio, afogamento, engasgo e outras emergências.  

Às 13h, o Prof. Renato Del Sant falou sobre a atuação da psiquiatria no mundo contemporâneo. O aluno Gabriel Valente, do quarto ano, contou sobre suas experiências com o curso, incluindo o contato com pacientes psiquiátricos.  

Depois foi a vez das professoras Sandra Galheigo e Maria Helena Morgani, acompanhadas de alunas da graduação e uma pesquisadora para falarem sobre terapia ocupacional, com foco em residência e mestrado profissional.  

Por fim, houve o evento “O uso da eletroterapia em pacientes oncológicos”, com apresentação da Profa. Raquel Aparecida Cassaroto, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. Além de exaltar a importância da fisioterapia na vida dos pacientes, a professora ressaltou a qualidade e a abrangência do curso de Medicina da FMUSP.